Cynic – Traced in Air

Depois mais de uma década na obscuridade, o Cynic ressurge imponente na ingrata missão de lançar o sucessor do ultra-mega-aclamado-cult “Focus”. Pra quem não sabe, 2 dos integrantes da Banda, Paul Masvidal (guitar & vocals) e Sean Reinert (batera), fizeram parte de uma das páginas mais importantes do Death Metal. Digo isso pq eles participaram diretamente da criação de um álbum divisor de águas no gênero: Human do Death. A bateria do death metal nunca mais foi a mesma, assim com as intrincadas composições que o gênero adotou após a semente plantada pelo mesmo.
Inacreditavelmente o Cynic retorna ainda mais criativo, coeso e forte com o álbum “Traced in Air”. O Death Metal limpo (sim, este termo se encaixa aqui) aliado a cadências jazzistas, frases e acordes fusion fazem do Cynic uma Banda única. O vocal melodioso e transcendental de Masvidal (ele usa um sintetizador “robótico” chamado Vocoder na maioria das canções) é um contraponto essencial à sonoridade da Banda. Temos aqui tmb ocasionalmente as vozes de “Urso” (feitas pelo outro guitar Tymon) para apimentar as partes mais pesadas, porém sem depreciar o resultado final.
Todas as faixas são ótimas, mas eu classificaria como excepcionais a trinca “Space for this”, “Evolutionary Sleeper”, “Integral Birth”, mais “Adam’s Murmur” e a belíssima “Nunc Stans” que encerra o disco. O trampo instrumental é de uma precisão cirúrgica, e a bateria de Sean é algo indescritível. Até andamentos complexos “forrozísticos” (sem sacanagem, tem ritmo aqui que parece forró tocado por um Portnoy da vida) são encontrados neste que por esquecimento (imperdoável) não foi incluído na minha lista de melhores plays de 2008.
Se vc é Trú de tudo, daqueles que usam Diabo verde para higiene bucal, provavelmente não vai gostar. Agora se vc gosta de música bem feita, bem tocada, com melodias não comuns ao estilo, caia matando. “Traced in Air” é simplesmente vicioso.
http://rapidshare.com/files/169996755/CINYC-RIANIDECART.zip