Thursday, May 03, 2012

Razão ou oportunismo?


Uma notícia esta semana andou sacudindo os saudosistas do “Metal Brasileiro anos 80” (este que vos escreve incluso). A volta do grandioso Dorsal Atlântica! E de cara com material novo e formação clássica (Vândalo, Cro-Magnon e Hardcore)!!

Só que aí pintou a “surpresinha kinder ovo”.

A Banda está disposta a voltar com a gravação de CD de inéditas, desde que o público e fãs em geral, custeiem todo o projeto.

O Sistema de arrecadação em questão é o chamado Crowd Funding. É um processo de arrecadação coletiva (já bem utilizado fora do País segundo nosso sempre atento bro Marz) onde se estabelece um valor a ser arrecadado (para viabilização de um projeto) e se tem um prazo limite para que as pessoas possam contribuir, um valor mínimo de lance e então concluir (ou não) o objetivo financeiro.

O Projeto de R$ 40.000 reais inclui todas despesas de gravação (mixagem e masterização), ensaio, arte gráfica e prensagem do novo CD, além de cachê e pagamentos diversos dos músicos e técnicos envolvidos.

O lance mínimo é de R$ 40,00. Ou seja, se 1000 pessoas contribuírem, negócio fechado. Para os que ajudarem na arrecadação, os prêmios estão entre constar o nome no encarte como financiador do projeto, cópia do CD, do livro Guerrilha (que deverá ser reeditado), entre outras.

A chamada para o projeto está no link abaixo, em vídeo:


Num primeiro momento, torci o nariz para esse lance “coletivo”, e dou aqui minhas razões:

- O Carlos (Vândalo) há tempos vinha meio que “exorcizando” o Dorsal e o Metal em geral da sua vida.

- O lance da regravação do Antes do Fim soou meio oportunista, apesar do resultado muito bacana.

- Não ouvimos falar muito das Bandas paralelas de Carlos (Mustang e Usina Le Blond). Ou seja, não deram em nada e agora ta querendo voltar para o Metal?

Porém, baixando a poeira, não podemos ser imparciais e aqui vemos também motivos racionais para a arrecadação:

- Morte das gravadoras. Ninguém mais apoiaria esse tipo de projeto underground. Até a “major” (no metal) Roadrunner está fechando filiais pelo mundo afora.

- Clamaram pelo Dorsal no Monsters em 98 (eu tava lá). Rolou um abaixo assinado de 13 mil assinaturas (se não me engano) para que a Banda fosse convidada e assim aconteceu. Será que não conseguiriam 1000 caboclos a R$ 40,00 a cabeça pra fechar o projeto? “Where are the Trues?”

- Vc contribui e de acordo com a quantia você acumula brindes e afins. Caso não consigam fechar o total, tua grana volta. Você é ressarcido!

- Não escondem a necessidade aberta de serem ressarcidos pelo trabalho. Compuseram, se juntaram, mas só sai se rolar a arrecadação total. Não tem essa de fazer pelo “Metal Nacional”. Nem promessa de turnê de reunião, uma coisa puxa a outra.


Boa vontade os caras tem, pois já tem praticamente todas as músicas prontas (inclusive com títulos). Mas tenho minhas dúvidas quanto a crendice do povo metálico. Dorsal é conhecido, apreciado quase na sua totalidade por caras com mais de 30 anos de idade, que supostamente (caso ainda estejam no meio metal) já teriam condições de contribuir com algum valor para o projeto. Mas e aí?

Eu ainda estou em cima do muro. Propenso a contribuir, depois de expostas as vísceras do projeto citados por Vândalo numa matéria do Whiplash (AQUI)  

E vcs, o que acham?

Obs: Tinha feito esse post sem saber do anterior do nosso querido 6vilb66r. Mesmo sendo assunto recorrente vale a pena por mais dados a respeito do projeto.

12 Comments:

Blogger LouieCyfer said...

Estou a fim de contribuir na faixa dos R$ 60,00. Aqui tenho o direito além do meu nome como "colaborador" (hehe)e ganhar o digipack do disco novo, tascar uma cópia do "antes/depois do fim).

Por 60 pratas ta valendo né.... bora galera???

5:20 AM  
Blogger Colli said...

Bom eu dei minha opnião de acordo com o que você falou aqui Loui, e também algumas explicações sobre as condições do Cartase quanto a contribuição.

Meu comment foi antes mesmo de ler esse post.

Segue abaixo o meu comment no post do 6vilb66r:

"Bom. Essa iniciativa é bem legal, porém, como eles usaram o Cartase, tem muitas taxas a serem pagas e que são taxas pequenas, mas que desestimulam muitas vezes.

Além de que se o projeto não der certo o Cartase não devolve o dinheiro, como é dito no anúncio.

É feito um crédito virtual, ou seja, esse crédito provalvemnte só pode ser usado no Caratse para outros projetos.

Ajudou um e não deu certo, terá que ajudar outro projeto.

Por outro lado vejo isso um tanto arrogante, vindo da Dorsal.

Parece que os caras estão falando assim: "Se querem ouvir músicas inéditas novamente da Dorsal que paguem então..."

E na verdade os caras devem estar doidos para voltar para a cena metal novamente."

8:22 AM  
Blogger Colli said...

Eu iriam fazer um post sobre um mesmo assunto hoje, porém de uma banda que não é do Metal, mas está incravada na cultura brasileira.

Mas fiquei um tanto reticente. Então vou aproveitar o assunto aqui e entornar o caldo. Pois achei engraçado até.

A Legião Urbanda está voltando a ativa, e o vocalista será o Capitão Nascimento kkkkk!!! Isso mesmo o Wagner Moura.

Só que o nome nãos erá mais Legião Urbana, pelo menos até agora. Isso por questã de direitos autorais, pois os integrantes não tem direitos sobre o noma da banda.

Enfim, foi por isso que fiquei reiticente sobre o post. Por ser a Legião Urbanda.

8:26 AM  
Blogger Grimal said...

a ideia eu acho legal se fosse de uma banda q estivesse na ativa.
Tipo imaginem como se fosse estes programas socio torcedor do futebol vc contribuim ganha alguns bonus , mas nao tem certeza se vai dar certo ou não.
No caso de banda eu acho super legal fazer isso criando assim um pacote onde rolaria uma tiragem exclusiva e alguns brindes, o que cheira mal é ser tipo um lance "voces querem que a gente volte ok paguem antecipado por isso" obs: se fosse o novo do exodus eu pagaria pois é uma banda na ativa, esteve renetemente no Brasil, sempre esta fazendo coisa de qualidade e seria legal pagar por algo exclusivo.

4:28 PM  
Blogger LouieCyfer said...

Pois é, justamente essa atitude q ainda me deixa em cima do muro.

Essa coisa do "somos fodoes e se quiserem nos ver, PAGUEM!!!"

Tem seus prós e contras.

4:47 AM  
Blogger Colli said...

Eu vou esperar até o último dia. Se estiver fechado as 40 paus eu compro o kit de R$ 60,00.

Caso contrário não quero trocar minha grana por créditos virtuais para ajudar em outro projeto.

Não é questão de só ajudar se der certo. A questão é poder comprar o produto, e não deixar dinheiro para a Cartase.

Mas realmente aqui todos foram unânimes em achar que os caras podem estar achando que são os fodões.

E concordo também que se eles estivesse na ativa eu compraria um kit daqueles sem pensar duas uma vez.

6:07 AM  
Anonymous Louie Cyfer said...

http://www.roadiecrew.com/exclusivo.php?id=191

entrevista com mais detalhes...

Colli, no video o Carlos é enfático em dizer q a grana é ressarcida caso o projeto não feche... será q o cara ia bancar o maquiavélico?

7:11 AM  
Blogger Colli said...

Quando você for contribuir. Leia os termos de adesão.

Eu fiz isso.

8:12 AM  
Blogger Colli said...

Essa entrevista mostra uma prepotência tremenda do Vândalo.

Sinceramente, estou cada vez mais cético em relação a essa gravação/projeto.

Hoje em dia ninguém grava nada por amor não. Se fosse por amor, eles dariam um jeito, assim como fizeram no passado. Não fizeram? Eles mesmo cita na entrevista que ganhou um caixa de cd´s para gravar.

Quero ver se quem vai contribuir com o projeto, ou seja, comprar os produtos, vai receber royalties sobre os shows hehehehe.

Não tem como shows não acontecerem, principalmente se o disco for bom. O que não é difícil de acontecer.

8:34 AM  
Blogger LouieCyfer said...

Antes existiam gravadoras q pagavam com caixa de Cds.... hj nem isso!!

Ah...e vou ler as entrelinhas!!

10:26 AM  
Anonymous Marco Txuca said...

Sugestão, Louie: deixe quieto por enquanto. Alguma cota deverá ser preenchida.

Ou então, farão algo na base do sufoco e Carlão tratará de oferecer vantagens ou privilégios a quem comprar as primeiras cópias. Capisce?

7:40 PM  
Anonymous Louie cyfer said...

Yeap!!

7:42 AM  

Post a Comment

<< Home