Monday, September 25, 2006

Opinião Decente


Shane (Napalm Death)

Sobre o fato das pessoas baixarem músicas sem comprarem os álbuns:

“Sabe, no meu caso, eu trocava, vendia ou comprava fitas nos anos oitenta. Eu tinha fitas dos primeiros álbuns do DEATH e do POSSESSED antes de serem lançados. Mas, quando foram lançados, eu comprei os álbuns. Naquele tempo você tinha provavelmente quarenta bandas pra escolher e agora provavelmente tem umas quatro mil bandas, entende? Se eu tivesse dezoito anos hoje e, como naquele tempo, tivesse pouco dinheiro pra gastar e quisesse escutar alguma banda, eu provavelmente baixaria as músicas. A tecnologia permite que você faça isso. As pessoas que reclamam mais nessa questão do MP3 são as po**as das gravadoras, mas a maioria delas [é] diretamente apoiada pela Sony, Panasonic ou alguma outra empresa que produz MP3 players. Isso me deixa puto – é ridículo. Por exemplo, você compra um gravador de DVD mas não pode gravar DVDs. Isso é uma imbecilidade. Eu penso da seguinte forma: mesmo tocando em uma banda, eu ainda acho que a garotada não pode comprar tudo, já que eu cresci mexendo com fitas. Talvez eles baixem um de nossos álbuns e achem que não é tão bom. Mas eles podem baixar outro álbum, gostar e comprar. Ou eles podem pelo menos ir aos nossos shows e comprar uma camiseta, por exemplo. Então, dessa maneira, acho que isso pode funcionar a nosso favor. Então eu digo ‘Foda-se!’”.

Obs: Falar o q?? O cara mandou muitíssimo bem.

15 Comments:

Blogger Grimal said...

Muito bom mesmo.
Só que tem um lance que eu acho.
Tipo muita gente que nasceu ou que cresceu depois do mp3 já não tem o apego fisico com o lance do cd ou do lp. (tirando uma galera que apesar de nova curte coisas mais velhas).
Antes a gente fazia questão de ter o Lp por causa do encarte da arte em si.
Hoje em dia o que vale é ter 5.000 cds em mp3, mesmo que vc nunca chegue a ouvir 1/3 disso tudo.

Não estou inventando estas coisas apenas vejo pelos filhos de colegas que nunca compraram um cd na vida, afinal eles nem tem tempo de pegar um cd original com encarte deitar e ficar foleando e lendo as letras etc.
Então escutam música em pc com caixas de som de péssima qualidade enquanto ficam na net ou jogando video game.
aquele lance de pegar o LP e curtir acabou e ponto final.

9:19 AM  
Blogger Thosewhocannotbenamed said...

Essa é A OPINIÃO! Não há o que discutir. Vivemos novos tempos, feitos por e para novas pessoas. vamos nos adequar enquanto ainda vivemos sobre a Terra.

Mass eu ainda amo comprar os cds originais, claro. Meu Mastercard que o diga.

10:47 AM  
Anonymous Anonymous said...

Acho tb arriscada essa coisa de se dizer q hoje em dia ñ se tem tempo... Pra nós, tiozinhos, com trampo e pagamento de contas, q anos atrás mal existiam, até vale.

Mas a molecada tá sem tempo? Sem tempo pra ouvir boas coisas e ficar gastando tempo jogando no micro? Sem tempo pra ñ assistir Malhação ou Rebelde?

Na real, o q parece ter acabado foi o lance de OUVIR MÚSICA. Insisto lá no Thrash Com H em fazer resenhas de cd, q sei q todo um pessoal mais novo jamais ouvirá (pq ñ tem tempo, ou pq morre de PREGUIÇA DE IR ATRÁS DAS COISAS - outra coisa em extinção: correr atrás de disco, de informação), e sabendo q cd é artigo em extinção.

O mesmo com VHS e shows q vimos adquirindo em DVD e q gastamos as fitas de tanto ver. O valor é intrínseco a quem o dá.

Mas a molecada mais nova, adepta dos modismos EMO e RBD ñ aproveita 1% daquilo q ouve, o q ñ acontecia com a gente. Tá caindo de mão beijada tudo na mão dessa galera.

Como o [Marz] abaixo postou, é necessário fazermos uma certa DIETA de som: ouvir as coisas de pouco em pouco. Gravei dum amigo 20 cds semana passada no micro, fora os 3 q comprei em loja. Vai até o fim do ano eu digerir isso... Tem q ser assim, ou viraremos esses teens de merda, novidadeiros q só.

Sei q ñ estou soando velho ranheta dizendo isto tudo.

12:22 PM  
Anonymous Anonymous said...

Ah, e eu ainda compro vinis tb.

E havendo alguém por aí querendo desfazer-se deles, favor avisar. Recebo e pago o frete!

12:24 PM  
Blogger :[marz]: said...

Também (re)compro LPs! Vou arder no inferno por ter vendido centenas deles anos atrás, inclusive importados europeus e americanos. Coincidentemente lí essa declaração do Shane hoje pela manhã no Whiplash e também gostei do que ele falou. Pra mim o lance de baixar musga tem que ser visto como uma ferramente promocional e não como crime.

12:34 PM  
Blogger Thosewhocannotbenamed said...

Vc não estará sozinho no inferno, Marz.

1:34 PM  
Blogger val bonna 665 >> 667 said...

o cara mandou e pronto. intelingentes são pessoas como ele e o vocalista do Jota Quest - ele mesmo! - que em pleno Faustão teve a manha de falar que se a pessoa não tem dinheiro, mas tem interesse de conhecer as músicas de sua banda prefere que elas comprem um piratão ou baixem na internet, pois pelo menos irão aproveitar de seu trabalho.

1:55 PM  
Blogger val bonna 665 >> 667 said...

meu caminho para a ardência segue cada vez mais aberto. burn!

1:56 PM  
Blogger Grimal said...

Eu tento comprar os cds que vem com encartes mais legais etc ou caixas etc.
Mas é lógico que a maioria principalmente os mais novos eu vou baixando mesmo.
Sem falar nos dvds.
No ultimo mes devo ter pego uns 15 dvds piratas.
Mas comprei dois originais.
O dio (holy diver) e o rainbow 77.
Acho que ta uma média boa.

3:32 PM  
Blogger LouieCyfer said...

A galera botou os bofes pra fora...acho q é isso msm. A maior virtude do Mp3 é a divulgação de forma rápida, simples e eficaz. Ouviu...se gostou e tem grana, compra o cd, se não...passa pro próximo Mp3 e pronto.

Todos sabemos q essas campanhas fajutas sobre pirataria são na maioria praticadas pelas corporações capitalistas (gravadoras "Majors" e afins)...as mesmas q deixaram nosso CD no preço absurdo de hj.

5:07 PM  
Blogger LouieCyfer said...

e sobre tempo...concordo com Txuca, nós mais velhos temos profissão e contas pra pagar...mas mesmo assim eu ainda arrumo tempo pra ouvir som, ensaiar com 2 bandas (uma no meio de semana, outra no final), tocar guitarra, postar em 2 blogs, sair com a minha muié, malhar, ver dvds, ler livros, sinuca aos findes, viagens pra show com as bandas, e hj acabei de entrar numa arte marcial.

Não arruma tempo quem não quer...
Sabe como meu aproveitamento do tempo melhorou? meu Msn não entra mais automático qdo ligo o PC. Msn só em doses homeopáticas agora.

5:16 PM  
Blogger Thosewhocannotbenamed said...

Rapá...esse negócio de luta é bom. Tô pensando em entrar numa parada dessas aí...me fala depois.

5:32 PM  
Anonymous Anonymous said...

É um novo darwinismo musical, q só tem ganhos pra nós, q ainda OUVIMOS MÚSICA: quantas vezes ñ compramos cd por conta de 1 som, ou achando ser tudo bom, e necas?

Compra-se o q vale ser comprado. Bandas Century Media e Hellion em série, é ouvir no computador e a hora q enjoar, deletar e passar pra outras!

Slayer (comprei "Christ Illusion"), Motörhead (farei o mesmo com "Kiss Of Death"), Rush, Zappa, Krisiun, Ira!, Iron Maiden (se bem q o "Dance Of Death" gravei em cassete da minha namorada...), The Gathering, Therion, Golpe De Estado, Garotos Podres, Jeff Beck, Nile - VALEM A COMPRA...

Já Mastodon, Hammerfall, Primal Fear, After Farofa, Chatovarius, Symphony X, Black Label Society...

10:41 PM  
Blogger 6vilb66r said...

Uma gravadora que bota um simples cd a R$ 40,00 (Slayer novo) e um Dvd (Bls novo) a R$ 70,00, tem que se fuder, é muito caro!!! Tem q baixar e comprar só pra colecionar mesmo, pelo prazer de ter os originais.
E de fato quem mais leva prejuizo são as gravadoras, as bandas nunca tiveram grandes lucros com vendas de cd (pelo q sei), ao não ser que se venda 10 milhões de cópias.

6:58 AM  
Blogger :[marz]: said...

O cd no mercado brasileiro é MAIS CARO que no mercado americano e fica ainda pior pela realidade econômica da gente. Mas o que ARREGAÇA mesmo são os impostos abusivos do nosso governo.

11:55 AM  

Post a Comment

<< Home