Thursday, September 14, 2006

ALTA ROTAÇÃO:


Iron Maiden : "A Matter Of Life And Death"

Fiquei bastante surpreso com o nível deste novo álbum do Maiden. Todos sabem que já a muito ando com os dois pés atrás com os ingleses, tendo em vista os fraquíssimos últimos lançamentos, inclusive o incensado "Brave New World", um dos álbuns mais chatos da história do metal.

O fato é que eles mandaram muito bem neste novo álbum e me devolveram o fôlego para ouví-los. Arranjos intrincados (senhores, esse negócio beira o prog), guitarras bem sacadas (Adrian Smith é facilmente reconhecido quando entra, pesadão), a constância segura de Bruce, o baixo, bom, o baixo, e o que mais gostei: o som da bateria. Nossa, Kevin Shirley mandou muito bem nesta mixagem aqui. E Nicko esté demolidor, como de costume...um dos bateristas mais subestimados de todos os tempos.

"Different World" é a típica faixa de abertura. Nada muito veloz, até cair num refrão muito bacana, com forte apelo hard rock. Já me ganharam de cara com esta faixa e pude perceber que o riscado neste disco era outro.

"These Colours Don't Run" se encarrega de manter o nível da abertura, nada de especial, mas é uma boa música e bem encaixada no contexto do álbum. Entretanto, tem um riff hipnótico. O refrão é manjado, mas a moçada vai se amarrar. tem uma parte quebrada no meio, bem obscura, que ficou legal.

"Brighter Than a Thousand Suns", essa é foda! Que riff maravilhoso! Duvidava que o Maiden ainda mandasse uma base tão pesada. O refrão, que a princípio pode parecer discreto, ganha força quando se torna mais agressivo. É metal complicado e progressivo. E é isso aí mesmo que tem que rolar. Refrão à lá "Fear Of The Dark" é o caralho.

"The Pilgrim", mandaram muito bem! Riff clássico Iron Old School! refrão matador! Me parece uma mistura de "Piece of Mind" e "Seventh Son...".

"The Longest Day", típica faixa que começa com o baixão de Steve e vai crescendo. refrão disgraçado e quebradeira infernal. Bruce apavora aqui, grande música (nos dois sentidos).

"Out Of The Shadows", muitos dos Maidens a acham a melhor faixa do play. Começa nervosinha, depois amansa. É uma música meio intimista e ficou bem encaixada antes do single "The Reincarnation Of benjamim Breeg". Os caras, definitivamente, conhecem do riscado.

"The Reincarnation Of Benjamim Breeg", o fatídico single. Música cadenciada - e foda. Guitarras pesadas de Smith à frente conduzindo uma base bate-cabeça-respira-fundo. Bruce encaixou linhas vocais demoníacas aqui. Riffs e mais riffs, e fraseados melódicos mil. Esse negócio de 3 guitars até que é legal, não?

"For The Greater Good Of God", baixão de novo (boss rules). É aquela faixa de bateria quebrada que tem em todos os discos do Maiden. O refrão vai ficar na sua cabeça por 5.367 anos. E depois você vai lembrar de novo.

"Lord Of Light", climão viajado no início, depois acelera, mas nada muito veloz. A cada parada entra um riff disgraçado. A rapaziada das 6 cordas caprichou bastante e estavam inspirados, até "Vaca Voadora". Bruce entra melódico e quebra a razoável velocidade num refrão matador. Desacelerar na entrada da Tamborello assim não é prá qualquer infeliz. E ficou bonito que só.

"The Legacy", clima épico. Fecha a bolacha com chave de ouro! Música longa com violões e o escambau. O riff que a conduz é arrastado, velha escola "Powerslaveniana" de músicas longas, e o refrão mais uma vez arrebenta. Bruce está em ótima forma neste play.

O melhor álbum do Maiden desde a volta de Bruce Dickinson. Sei que isso pode parecer pouco, mas não é. "A Matter Of Life And Death" é um disco rejuvenescedor para a pesada donzela.

13 Comments:

Blogger Colli said...

Já estava na hora do Maiden, fazer algo bom de novo.... Também gostei muito.

10:12 AM  
Blogger val bonna 665 >> 667 said...

nem ouvi esse iron ainda, mas desculpa cortar o assunto, mas acho que alguns devem interessar nessa notícia:

The Cult: 09/12 (sábado) no Chevrolet Hall, em Belo Horizonte

1:39 PM  
Blogger Colli said...

Eita porra... The Cult ou Deep Purple?

1:53 PM  
Blogger :[marz]: said...

Concordo que seja o melhor dos 3 depois da volta do Bruce. Mas pra mim continua longo e enjoado.

2:12 PM  
Blogger LouieCyfer said...

1 - Brave New World é um disco legal.
2 - Nicko subestimado?? tá enganado...
3 - vou ser obrigado a baixar e ouvir essa porra.
4 - The Cult???????? Puta merda, não poderia ser em janeiro não??

3:20 PM  
Blogger val bonna 665 >> 667 said...

não tinha me ligado na coincidência de datas! putaqueopariu!

6:03 PM  
Anonymous Anonymous said...

1) "Brave New World" é um PUTA DISCO! Só ñ ouço o Whitney Houston Cover do último som, o resto desce redondo

2) Nicko é subestimado, sim. É mais conhecido por ser o melhor baterista sem nariz do Ociente do q um dos melhores bateristas no metal. Tá cheio de órfão e viúva do Clive Burr por aí... Bah!

3) a hora em q eu aprender a baixar, baixo. Mas já ouvi uns 3 ou 4 sons e fiquei com a impressão de q os caras terão q usar telepromter de tablatura na turnê. Se ñ, como saber quando estão tocando som novo e som véio??

4) The Cult de cu é rola. Melhor ficar em casa. Escola Echo & the Bunnymen de banda q ñ tem o q fazer, e quando acha o q fazer, é tirar trocados dos índios (nós, aqui). "Cult" é SLAAAAAAYER!

10:34 PM  
Blogger Thosewhocannotbenamed said...

Cyfer, Txuca já respondeu quanto ao "subestimado" Nicko.

"Brave New World" é bom? Então tá.

The Cult ou Deep Purple? Purple eu já ví duas vezes...

Txuca: Echo & The Bunnymen? Quantos discos do The Cult vc ouviu, irmão?! Prá mim o Cult é uma dupla...e os dois caras vão estar lá.

Vou prá BH!!!

11:10 AM  
Anonymous Anonymous said...

Sim, são os 2. The Cult Cover oficial.

Mas os caras só estão vindo pra cá por falta do q fazer... Se bem q pra vcs aí o prejuízo será pouco: mesmo q seja uma completa bosta vcs dispenderão 20, 30 conto pro show.

Se vier pra cá, é no mínimo 100. Ñ vale!

4:05 PM  
Blogger LouieCyfer said...

Continuo a bater o pé com esse negócio de subestimado, eu não vi nada na mídia q me levasse a pensar isso, e de cada 5 bateras de metal 10 tem nicko como influência ... tá no sangue sem a pessoa perceber!!!

E qto ao purple eu tmb já vi, o Cult vai ser foda mas... o Morse toca aonde msm?

5:25 AM  
Blogger BonaTTo said...

gente.. o Purple em vitoria num eh dia 02/12?????

DOIS DO DOSE

e NAO NOVE DO DOSE!

1:15 PM  
Blogger BonaTTo said...

Com relacao ao melhor disco da volta do IRON.. Bem

Eu acho o BRAVE o melhor deles. O disco é todo bom, da pra ouvir do começo ao fim. O os fãs mais "carolas" não gostam muito dele pq foi meio que "A VOLTA a MIDIA" do IRON.

o Dance Of tem coisas excelentes como por exemplo Paschendale e Montsegur.

O A Matther é um bom disco. Não desceu 100% ainda, mas é um bom disco. Achei um disco bem Homogenio.

Pra mim, a ordem dos discos com Re-Bruce eh Brave, A Matter e Dance Of.

O que me chama muito a atenção neste disco e que me faz vontade de ouvir varias vezes é a coisa Progressiva que voce cita no inicio do post

1:34 PM  
Anonymous Anonymous said...

Gostei muito do disco!! So nao gosto das milhoes e interminaveis intros lentas.

Destaque para The Pilgrim (tive a mesma impressao 12, lembra o Piece of Mind), Brigther than..., Reincarnation of... e a maravilhosa For the Greater good of God.

Senti falta do Murray nas musicas, a vaca saltadora ta aparecendo bem mais!

3:00 PM  

Post a Comment

<< Home