Monday, April 02, 2012

Sábado... na balada....



Sabadão tive a honra de receber em minha "humilde residência" (ops, de novo) nosso querido bro Marz, pra tomar aquela cerveja gelada, ouvir som, ver vídeos e trocar altas idéias musicais.

Uma das coisas debatidas durante a sessão de açoite do dvd Deep Purple Live 72/73, foi a falta de espontaneidade dos shows atuais. Hoje é tudo muito certinho, programado, cronometrado, sem "perigo" e por consequência sem graça.

As Bandas dos anos 70 foram icônicas nos pontos abordados, com suas Jams intermináveis e maravilhosas, performances selvagens exalando adrenalina, o vocabulário musical quase que infinito, o elemento surpresa sempre presente fazendo com que cada apresentação fosse equivalente a uma "elevação divina".

Estaria a ARTE hoje sendo freada pela motivação financeira e consumista?
Seria o público menos exigente e de mais fácil dominação pra engolir qq coisa?
Ou realmente não existem mais "artistas" como antigamente para manterem a chama da "rebeldia" acesa?

9 Comments:

Blogger Colli said...

Acho que tem um pouco de tudo isso que você falou. Mas o ponto está mesmo o progresso, capitalismo e tal.

De improviso todos gostam, principalmente quem curte rock. Nós não queremos coisas enlatadas, queremos coisas para pensar.

Minha visão sobre "não existir mais artistas como antigamente" é que antigamente só os fodas sobressiam, pois a informação andava bem mais devagar.
Hoje até se eu qualquer coisa mesmo e colocar no youtube vou ficar famoso, basta ser legalzinho.

Falo de qualquer coisa do tipo gravar meu caminho que faço de byke todos os dias para o trabalho, ou seja, a coisa banalizou de um tal jeito que ninguém, ou pelo menos a maioria não quer a coisa bem feita, basta estar ali.

1:15 PM  
Anonymous Chimali said...

Falado e dito, capitalismo selvagem!
Naquela época havia paixão pelo que se fazia, competição apenas pra ver quem se esguelava por mais tempo nos falantes e quem fazia a apresentAção mais foda e etc. Coisas assim. Nos dias atuais, o que manda é a bilheteria. Vide a porra do U2, quem todo um discurso político e te cobram a alma pra assistir um show!

7:06 PM  
Anonymous Chimali said...

Quer dizer, discurso politizado pelos pobres... Hipócritas!!!

7:08 PM  
Anonymous Louie Cyfer said...

"Nós não queremos coisas enlatadas, queremos coisas para pensar"

Isso realmente diferencia e muito os apreciadores de R&R em geral... A falta de perspectiva de quem não "entende" o Rock/Metal abre brechas enormes pra q a pessoa caia nas amarras do capitalismo consumista e seus "empurra qq coisa pra esse bando de burro".

4:44 AM  
Blogger Colli said...

O imediatismo está cada vez mais acentuado nas pessoas.

E nem todos tem essa perspectiva. Nós mesmo não queremos mais comprar discos e ouví-lo como antigamente, querendo ouvir tudo que está sendo lançado e na maioria dos álbuns não ouvimos nada.

6:50 AM  
Blogger Grimal said...

porra isso era foda mesmo por isso a maioria dos musicos citam o made in japan como um dos melhores ao vivo de todos os tempos.
E ainda tinha o roger glover jogando o pandeiro pra cima toda hora.
quanto ao lance de consumir rapidamente não se aplica a mim pois tem dois meses que so ouço os dois cds do black country communion e o dvd live over europe que por sinal tem muito clima dos anos 70

7:27 PM  
Blogger Colli said...

Você faz do jeito certo Grimal. Eu ainda não consegui me re-educar para isso.

5:57 AM  
Blogger Grimal said...

eu so acho que um trabalho é realmente bom depois que em qualquer lugar que eu estiver e mesmo que tenha se passado anos, se uma música de um cd tocar eu sei antecipadamente qual vem em seguida e ja fico cantando.

10:42 AM  
Anonymous Marco Txuca said...

Mais q qualquer argumento concordando com o post, apenas reforço tudo isso perguntando: quem viu o "show" do Foo Fighters agora há pouco?

Pois então.

11:20 PM  

Post a Comment

<< Home