Wednesday, June 08, 2011

Morbid Angel - Illud Divinum Insanus



Chegamos ao tão esperado retorno ao estúdio (8 anos de hiato após Herectic) da Banda com David Vincent aos vocais. E seguindo alfabeticamente como de costume, eis que surge o disco da letra "I".

Seria I :

Inadmissível ou Inventivo?

Um passo à frente na música extrema ou um passo que deve ser esquecido pra sempre?

Uma coisa é certa. O álbum nasceu em meio a grande controvérsia.

Primeiro pelo retorno de David Vincent após anos na Banda de Rock/Metal/Industrial Genitortures (onde sua esposa?! canta) e também pela ausência de Pete Sandoval (referência sumprema na bateria death Metal), um dos líderes do Morbid, devido a uma operação na coluna feita ano passado.

O line-up agora conta com o batera Tim Yeung, que fora escolhido pelo próprio Sandoval como substituto a altura até que seu retorno seja possível. O guitar Thor também é novidade em estúdio, visto que entrou em 2008 inicialmente como músico de turnê. No machado principal temos a força motriz Trey Azagthoth já conhecido por ser "o cara" de sempre do Morbid Angel. Nada acontece sem o aval dele.

E partindo deste pressuposto que a maior controvérsia acontece. A mudança adotada pela Banda em alguns sons do novo álbum. O Morbid nunca foi uma Banda de ficar à sombra da "Zona de Segurança". Sempre ousou, inovou em suas músicas, ao ponto de saberem do perigo que corriam e nem por isso deixaram de fazê-lo.

O "desrespeito" com os fãs (Trú, diga-se de passagem) já começa na primeira música do novo disco. Após a intro "Omni Potens", um tapa de luva intitulado "Too Extreme" entra rasgando a cara dos mais radicais ligados na música extrema. Com seus "meros" 6:13 min a Banda apresenta uma música altamente influenciada pela seara industrial, aqui incluindo batera quase eletrônica, guitarras saturadas com dissonâncias repetitvas e alguns samples... praticamente um Ministry death metal! Aqui tem de tudo, de coro melancólico até letras em castelhano!!!

Os caras olharam pra frente e não se preocuparam com o que os outros vão pensar. Simplesmente fizeram o que acharam que deveriam. Isso é Morbid Angel puro? Nunca. Existem elementos "mórbidos" inclusos? Lógico. É bom? Aí depende da sua mentalidade. Eu encarei como um desafio, uma árdua tarefa em sair da mesmice de um estilo que eles ajudaram a moldar e porque não agora, ajudar a evoluir.

A evolução é vagarosa e nem sempre prazerosa. São passagens de tormenta necessárias para abrir um leque de variações onde o resultado final pode sim ser muito bom. As "experimentações" continuam nas músicas "Destructor Vs. the Earth", "Radikult" (essa com grande influência de Marilyn Manson) e "Profundis: Mea Culpa".

O restante é Morbid Angel puro, sem frescura. "Existo Vulgoré" (opa... Feeding the dead aqui!! hehe), "Blades for Baal", "Nevermore", a ótima cadenciada "I am Morbid" (apesar do apelo Death'n'roll arena)... provam que se eles quisessem fazer mais do mesmo, fariam sem suar a camisa.



David Vincent é um caso a parte. Ficou uns 15 anos fora da cena porrada, e quando soltou a voz novamente no Morbid, provou que não houve, não há e provavelmente não haverá vocal mais poderoso que o seu em todo Daeth Metal. Está brilhante como sempre. Tenho o disco "B" (Blessed...) como o mais inventivo em termos de linhas vocais Death de todos os tempos.

Diria pra vocês que um cara em especial da "cena" vai adorar este disco. Nome dele é Thomas Gabriel "Warrior". O lendário e sempre "chefe" do Celtic Frost, foi o primeiro a quebrar barreiras, parâmetros e criar controvérsias com suas idéias a frente de seu próprio tempo. "Illud Divinum Insanus" é um disco de similaride com "Into the Pandemonium" pela audácia sonora e requinte de crueldade para com seus "die hard" fãs (de cabeça não muito aberta). Talvez este seja o caminho que o Morbid Angel esteja procurando. Se for, estão no caminho certo.

Se eu gostei?? Claro!! Não paro de ouvir essa porra!!
É melhor que os clássicos de "A" até "D"? Claro que não!!
Mas é um alívio saber que alguém anda contra correnteza nessa maré de mesmices.

20 Comments:

Blogger bonna, generval v. said...

é pra já!

1:53 PM  
Blogger Colli said...

Assino embaixo. Estou ouvindo todos os dias, pelo menos duas vezes. Sou fã inveterado da banda, e não achava que viria com essa mistura toda, principalmente porque tinha ouvido uma prévia da Nervermore, que é Morbid Angel puro. Mas quando ouvi Too Extreme(dance rules), bateu de primeira. A Radikult é muito foda também. Ótimo disco. E relamente Thomas Gabriel vai dançar com esse disco.

2:20 PM  
Blogger :[marz]: said...

Ainda nao ouvi, mas estou aberto a experimentacoes. A critica gringa desceu o cacete.

7:21 AM  
Blogger Ricardo Sarcinelli said...

Album do ano, prá mim.
Não consigo parar de ouvir.

8:59 AM  
Blogger Ricardo Sarcinelli said...

Atenção, senhores: começam a pipocar críticas muitíssimos positivas sobre o novo álbum do Sepultura.
Será???

9:03 AM  
Blogger Ricardo Sarcinelli said...

*muitíssimo.

9:04 AM  
Blogger Colli said...

Eu ouvi o Kairos várias vezes já, e achei muito foda. Muito acima da média. Melhor da era Derick.

12:24 PM  
Blogger LouieCyfer said...

A crítica é Trú...

Pau no Trú!!!!!

1:47 PM  
Blogger bonna, generval v. said...

se é para assumir a burrice, estou junto da unanimidade (neste blog pelo menos).

gostei prakaralho! ouvi umas 6x hoje. lembrei de Kovenant em alguns momentos.

1:53 PM  
Blogger Ricardo Sarcinelli said...

MA tá foda!!!! Tá foda demais!!! Vamô botá no SDG!!!!

7:12 PM  
Blogger 6vilb66r said...

Ouvi somente os samples de todas faixas. Vou dar minha opinião final depois, mas gostei muito doque ouvi. Sombrio!!!

3:41 AM  
Blogger Ricardo Sarcinelli said...

Sepultura novo = SHIT. baixei. Ouví. Deletei.

4:20 AM  
Blogger Colli said...

Caralho. Será que só eu gostei desse disco novo do Sepultura?
Eu acho que todo mundo pensa que os caras vão lançar um Arise da vida de novo. Se for isso podem desistir de pensar assim hehehe. Os caras não vão mais fazer o que sempre esperamos. Então dentro das possibilidades dos cara eu achei o disco foda e estou ouvindo pra caralho.

6:44 AM  
Blogger Colli said...

E o disco do Morbid veio pra fuder tudo. Foda demais.

6:45 AM  
Blogger LouieCyfer said...

O problema do Sep é q eles acham q "ainda" estão lançando coisas do nível de qdo o Max ainda estava na Banda. Aí lançam, a galera desce o malho e eles ficam putos com a repercussão da "galera".

Q algo no nivel do Arise nunca mais vai sair todos sabem.

Se eles tivessem lançado todo material c/ Derrick sob outro nome, garanto que a aceitação seria muito maior.

"Ao som de Radikult. Morbid Angel: Profanando tudo (até os Trú) desde 88"

10:04 AM  
Blogger Colli said...

RadiKult é foda mesmo, uma das melhores do disco. Letra do caralho, afinal de contas letra importa. Não é Those?!!! rsrsrs
Porra mas então o problema não é com a música do Sepultura, tirando A-Lex e Dante. Por que esse disco ficou muito bom mesmo.

1:19 PM  
Blogger 6vilb66r said...

Off topic forever!!!

2:39 PM  
Blogger Ricardo Sarcinelli said...

Off Topic Fever!!!!! Will Never Die!!!

2:22 PM  
Blogger Ricardo Sarcinelli said...

New IN FLAMES ALBUM - Sounds Of A Playground Fading: http://rockemetaldownload.blogspot.com/2011/06/in-flames-sounds-of-playground-fading.html

De Nada!

5:12 PM  
Blogger LouieCyfer said...

Off topic - The continuing way of dissident conversation!!

5:08 AM  

Post a Comment

<< Home