Tuesday, May 17, 2011

"Aceite" o Metal no Coração!!!



O que é preciso para um show inesquecível de Heavy Metal?
Vamos tentar enumerar alguns dos principais fatores:

- Repertório
- Som decente (e alto, afinal é metal!)
- Carisma e presença de palco
- Interação Público/Banda

Domingo no Carioca Club (Sp) o Accept colocou tudo num pacote só...

Os caras vem de um hiato gigantesco, onde havia a necessidade de substituir um vocalista (quase insubstituível), se reiventarem musicalmente sem perder a identidade e lançar um disco de inéditas que fizesse jus a discografia maravilhosa da Banda.

Os "Filhos da Puta" conseguiram isso tudo e mais um pouco.

Nunca em minha vida vi um show tão aclamado (sem pieguices histéricas tipo Manowar) pelo público, com interação nota mil. As camisas (msm sendo da capa horrorosa do Blood of the Nations) estavam sendo vendidas como água no deserto!! O Carioca Club (casa pequena mas ótima pra esse tipo de evento) estava abarrotado de gente, desde os que acompanhavam os caras desde os primórdios até os que começaram a ouví-los pelo disco novo.

A moral do Accept está tão alta com a galera que o repertório desta turnê abre com 2 músicas do disco novo (Teutonic Terror e Bucket Full of Hate) causando meu espanto, e maior ainda vendo a reação de todos cantando todos os refrões à plenos pulmões. Quando a velharia entrou então, a casa veio abaixo! Breaker "quebrou" tudo e fez todo presente se lembrar do orgulho que é adorar o bom e velho Heavy Metal.

Uma coisa foda foi ver que antes da metade do show um monte de gente já tava rouco de tanto cantar/gritar os refrões e pasmem: TODOS OS SOLOS E RIFFS DE WOLF!!! Eu achava (creio que muitos aqui tmb) que Sabbath e Iron fossem as Bandas mais cantaroladas do Metal... O Caralho!!! Wolf com sua veia clássica, inunda o local com riffs grudentos, solos melódicos que fica impossível não entrar na onda e cantar junto.

Se teve alguem que eu senti pena no show (por favor, não no sentido literal da palavra), essa pessoa foi o Udo. Coitado. Ninguém lembrou dele. Tornillo é muito mais frontman (tanto visualmente qto performaticamente) e apesar do timbre de voz parecido, não tenta em momento algum imitar o Udo. E outra, vi numa resenha o repertório do show do Udo semana atrás no mesmo local, foi no mínimo com 50% das músicas do Accept. Coitado de novo, ele não tem Peter e Wolf.

Aliás, esse dois caras estão no porte de qualquer lenda viva do HM. Nunca vi tanta empolgação em caras véios de guerra como nos dois. Baltes pingava de suor o tempo todo, enquanto Wolf era só careca e dente!! E detalhe, que o Wolf é um dos grandes guitarristas de metal de todos os tempos já era gritante e notório, mas puta que pariu... PETER BALTES é um animal no baixo!!! Toca demais (e de palheta) e puxou a responsa no peito quando chamou Wolf pra "briga" num duelo entre os dois, mostrando que técnica e entretenimento podem andar de mãos dadas.

A dupla está implacável e abusou das "coreografias" (muitas aperfeiçoadas por eles mesmos), dando um UP expressivo na apresentação. Digno de comentário, o baixo de Baltes deu uma zica numa hora (não sei se quebrou corda, desafinou ou sumiu o som) e ficou na mão do roadie ao lado do palco. Isso no meio de uma música. Você acha que ele fez o q? Foi descansar? Porra nenhuma. Pegou seu "Air Bass" e continuou ao lado de Wolf como se ainda estivesse tocando. A galera foi a loucura!!

Momento quebra tudo: Restless and Wild e Fast as Shark (com direito a intro "Hai li hai lo, hai lá"... hehe)

Momento Nostalgia: Princess of Dawn, Neon Nights e Amamos la Vida.

Momento "Naftalina": Monsterman, Losers and Winners e Aiming High.

Momento "Bang your Head": Todas do disco novo, Bulletproof, Breaker.

Momento "Tá sem voz? foda-se e trate de cantar": Metal heart e Balss to the Wall.

Ah... outro que deve tomar cuidado é o amigo de longa data Herman Frank que não pode comparecer ao show devido a um tombo sofrido semana passada. Ele não fez falta. Tipo, com certeza ficaria melhor ainda com uma guitarra base ao fundo, porém acho q ele não está mais no gás de performance dos outros dois. Mas com certeza ele voltará, é um grande guitar e merece o lugar ali.

Este, amigos, foi com certeza o show mais legal de "HEAVY METAL" (com letras maiúsculas) que este animal aqui presenciou. Acho que a cada música tocada eu ia diminuindo 1 ano de vida, terminando o show com uns 15, 16 anos, acho.

9 Comments:

Blogger Colli said...

Blood Of Nations para mim foi melhor disco que ouvi nesses dois ou três anos.
Depois dessa resenha, o que posso falar... C-A-R-A-L-H-O...
Deve ter sido relamente muito foda.

9:11 AM  
Blogger bonna, generval v. said...

resenha foda! não sou conhecedor de Accept para ir a um show, mas pelas suas palavras, vejo que devo dar uma revisada na discografia da banda e ver o que perdi.

3:55 AM  
Blogger bonna, generval v. said...

e o Cult? o Astbury barbudão foi mesmo um poço de ignorância? comprometeu o show?

3:57 AM  
Blogger LouieCyfer said...

Nada... o Cult foi foda tmb!! Depois faço uma resenha deles tmb... e por favor, Astbury não!! Patropi!!!!

4:34 AM  
Anonymous Marco Txuca said...

Pá daqui, pá dali. Sei lá, entende?

Quanto à resenha, muito FODA mesmo, vou na onda do Generval. PRECISO voltar a ouvir Accept!!

10:45 AM  
Blogger Unknown said...

Realmente tiveram muita sorte com esse vocalista. Imagine o som dos caras com um vocalista de timbre totalmente diferente? Perderia demais.
Ficamos aqui babando mesmo.

3:48 PM  
Blogger Colli said...

Acredito que mesmo com um vocalista diferente como você falou, seria compensado pelos músicos. Certamente seria muito bom, porém poderia sair bem diferente talvez.

5:49 PM  
Blogger :[marz]: said...

Eu tinha certeza absoluta que seria assim, daí minha tristeza e revolta em não poder ter ido, mais uma vez, por causa do trampo. =(

2:48 AM  
Blogger 6vilb66r said...

Essa Fabricia aí em cima sou eu. Não entendi essa porra!!!
Ass.: 6vilb66r

2:09 PM  

Post a Comment

<< Home