Friday, April 29, 2011

BBDT (Big Brother Dream Theater)



No melhor estilo "novela mexicana", o DT se lança numa jornada incrível de marketing à procura do novo grande batera dos sonhos. Já era esperado a "pomposidade" da coisa visto que estão pra substituir um cara que veio do nada e se tornou referência de 9 em cada 10 bateras das ultimas gerações, escolhido sei lá tantas vezes como melhor do mundo pelas revistas especializadas, e além de extraordinário músico ainda se revelou como exímio produtor, arranjador, chapador e afins...

A idéia do documentário é válida. Penso isso primeiramente porque gosto do tipo de coisa. Mas analisando os fatos percebe-se a marketagem envolvida no esquema.

Alguns pontos devem ser analisados antes da marketagem em si. De cara, percebemos uma Banda num patamar de "deuses" dando a chance de um em um milhão de ajudar uma pessoa comum a se tornar imortal. Opa... de cara já saquei, tão posudos assim, pq não querem mais um cara durão ( mesmo q mostre serviço ) pra rachar grana igual e nem mandar na parada como era o MP. Ou seja, querem um pau mandado!

Dito isso, começam os pontos em que na minha opinião o batera já deve estar escolhido antes mesmo das audições começarem. Se vocês não perceberam o time escolhido parece aquele lance de Boy band, cada tipo escolhido pra agradar o público em geral. Segue a análise:

- Vamos ser bonzinhos com os caras e levar em consideração que uns dois ou três por ali REALMENTE estejam disputando a vaga ( na minha opinão Mangini, Minneman e Lang... )

- O Derek Roddy não sabe pq foi escolhido, não faz idéia daonde veio algo tão absurdo. O cara é muito bom, lógico, mas pra dar as metrancas dele, pq aqui o negócio ficou feio. As músicas ele deve ter tocado, mas nas jams e tempos "disgraçados" até ele msm arregou, cheio de mimimi. Nã dá pra ele né! Mas o cara foi escolhido pra agregar valor, ou seja, para que o público "porrada" também preste atenção no DT. No vídeo mostra a Jam com o cara fazendo Blast beast e o Petrucci tocando, ali olhando, pensando... "Tira esse cara daqui pelo amor do capeta". Enfim, nada a ver.

- O Virgil Donati é considerado pela maioria dos bateras (profissionais e não só de "bandas") como o melhor de todos. Até o Portnoy falava em suas entrevistas que quem dizia que ele era o melhor do mundo, com certeza nunca tinha ouvido o Donati tocar. Ou seja, ele não poderia ficar de fora da audição. E o pior é ver que o cara está muito além do DT, quem já ouviu uns projetos dele (lembro de algo que se nao me engano Wiz passou) sabe que tocar no DT e até "reto demais". Resumindo, ele vai constar na lista de convocados mas não jogar, é bom demais e não tem a ver com o estilo.

- A comoção pela escolha do Aquiles para audição tá sendo uma coisa beirando a chatice. O cara é bom? lógico. Toca as músicas do DT na boa? Com certeza. Tá no naipe de honrar a vaga? Ish... aí a coisa pega. Na minha opinião ele foi escolhido pelo simples fato de terem uma grande legião de fãs por essas terras e assim querem continuar. Então pegaram as páginas amarelas, viram as bandas mais importantes, riscaram o Igor (hehe), sobrou os caras do Angra e Krisiun. Como já tinha porradeiro na parada, e o Kolesne é muito podrão... ficou de fora. Aí analisaram os últimos 2 bateras (Confessori e Priester), como o Aquiles já tem amplitude maior no exterior (video-aulas, patrocínios e tocou com caras tipo Vinnie Moore) ficou com a vaga. Daí pra ser escolhido é outra história.

- Já a escolha do Peter Wildoer é óbvia. O cara tocou no último álbum solo do James LaBrie. Então já viu... tava ali mesmo.

Na própria edição dos episódios percebe-se a preferência pelo Mangini e o Minneman. A galera fazendo caras e bocas, soltando uns "Uau, amazing..." hehehe. Foda. Mas de boa, os dois tocam pra caralho, dão sangue pelo negócio e sorriem a toa. O Minneman então... é dente puro. E não é grana tá? Pq o Minnemam já tocou com caras fodásticos como Paul Gilbert, mas também sentou o bambu tocando em qualquer buraco com Kreator e Necrophagist. Por mim a vaga seria dele.

Ah... hoje sai o terceiro capítulo da novela com as audições de "Fernando Aquiles Leopoldo" e "Evandro Peter Fernando". Pra cumprir tabela né?

4 Comments:

Blogger Grimal said...

pra mim (não por gosto pessoal , apesar que gosto dos 3) a vaga pelo que foi mostrado na audição ficaria com thoamas lang (a melhor virada na audição ) o marco minniman porque foi o melhor no geral e o mangini porque demonstrou uma pegada muito boa nas musicas.
O donati tá mais pra planet x não achei que ele foi bom na audição , mas na hora do improviso ele arrebentou como de custume.
Quanto ao resto são bons , mas não rola, estão na prateleira de baixo.
O que achei legal foi q nas audiçoes todos tocaram com uma configuração de batera que já estava pronta só usando os pratos e pedais etc etc, isso é legal pois iguala a todos com todos tocando com a mesma batera, pele, microfone etc deu para saber quem realmente tira um bom som em qualquer situação.

6:19 AM  
Blogger Grimal said...

obs: não achei a audição parecida com reality show , afinal só apareceu a galera filmando as audiçoes e parte da conversa isso o chakal fez tambem quando escolheu o novo baixista e outras bandas tambem.

6:20 AM  
Anonymous Marco Txuca said...

Dream Theater é o Rogério Ceni do metal: admirado insana e acriticamente apenas por quem é fã.

Ao resto do mundo, é só mais uma banda.

12:50 PM  
Blogger Grimal said...

Isso não existe. Eu não tenho nada contra o Rogério ceni e não sou sao paulino acho massa um goleiro fazer tantos gols.(principalmente q sempre faz gols no cruzeiro).
A mesma coisa é com o Dream theater não está nem entre minhas 20 bandas preferidas , mas gosto da banda não sou fanatico tem muitos discos que acho bem chatos e outros que acho extremamente bons.

6:16 AM  

Post a Comment

<< Home