Monday, May 15, 2006

THE GOOD OLD TIMES

Como a maioria aqui é da "velha guarda" do metal nacional, pode ser que partilhem desse meu pensamento. Com a mudança dos tempos, o avanço na tecnologia, o fortalecimento de nossa economia, a aceitação do estilo no mainstream, o HEAVY METAL (e por que não a música em geral) sofreu um processo de banalização. Hoje em dia a gama de informação e produtos com que somos bombardeados gerou uma preguiça crônica, um conformismo perigoso no que diz respeito àquela centelha de determinismo e fome/sede de algo que realmente faça diferença, cause estrago, deixe marcas.

Vocês devem se lembrar, como eu, como era difícil conseguir discos de metal lá pro meio dos anos 80, quando somente medalhões e campeões de vendas eram lançados por aqui. O espaço de tempo entre ouvir falar de uma banda e realmente ouvir seu som poderia ser de meses, até anos. E quando se conseguia a mídia, era muitas vezes uma fitinha gravada de uma fita gravada de uma fita gravada de um LP riscado. E ouvia-se aquilo dia após dia, durante meses, até que toda a informação contida ali fosse decifrada e absorvida. Hoje em dia tudo está à disposição, seja nas lojas ou na internet. Ouviu falar hoje, ouve hoje mesmo. E devido à QUANTIDADE enorme de produtos disponíveis, dá-se uma ouvidinha rápida e... próximo! E quando bate o suficiente pra que prestemos um pouco mais de atenção, é invariavelmente algo que lembra algo que já ouvimos antes.

Por isso não consigo me desamarrar dos discos que fizeram minha adolescência tão especial (estou falando aqui daquela fatia mais agressiva do estilo). Por melhor que seja a qualidade de bandas da atualidade, acabo voltando sempre aos mesmos LPs surrados heroicamente lançados aqui décadas atrás pela Woodstock e Cogumelo (e alguns poucos por gravadoras major). Pelo menos pra mim, discos como esses aí embaixo terão vida eterna no meu coração e nunca serão substituídos por obras mais contemporâneas. Pode ser uma armadilha da idade, valorizar em demasia o que se viveu na época em que sua personalidade estava sendo moldada e era deveras susceptível e influenciável por estímulos externos. Whatever. Vida longa à geração metal anos 80.


14 Comments:

Blogger Grimal said...

destes ai eu fico com dois com certeza venom e possessed.

slayer gosto mais do hellwaits e do reign in blood eu nunca curti show no mercy me lembra muito iron maidem (inclusive os proprios caras do slayer falam isso).

Quanto ao kreator nunca curti muito, Destruction sempre foi o foda pra mim.

Mas os gostos com certeza são parecidos era realmente o que tinha de melhor.

9:22 AM  
Blogger Grimal said...

ops tem o lance da globalização tambem não so na musica como no cinema etc etc.

eu falo isso desde a decada de 90 quando me falam sobre o crassico abominable anno domini eu digo que é um trampo legal e tal mas na época não tinha grandes lançamentos nacionais de bandas estrangeiras isso acabava ajudando e criando curiosidade sobre as bandas nacionais.
hoje o cd de sua banda concorre com 70 novos lançamentos no dia que sair.
a proposito o abominable saiu uma semana antes do schizofrenia e uma semana depois do ratos de porao.
obs: os 3 venderam muito bem

9:28 AM  
Blogger LouieCyfer said...

Com certeza penso a mesma coisa sobre esse repeito. O progresso sempre cobra seu preço, e as vezes ele é deveras caro.

Outro exemplo nato disso q vcs falaram é a facilidade q eu "tinha" de cantar tudo qto era música desse período "crássico". Justamente por não haver chuva lançamentos por segundo, fazendo com que déssemos mais atenção ao disco e por fim o formato em vinil. Puta merda, posso tá ficando cego, velho e tal mas num tenho saco de ficar vendo letrinhas em encarte de cd...

10:34 AM  
Blogger Thosewhocannotbenamed said...

Letras não têm importância alguma, Cyfer.

Those Vaz de Camões.

5:23 PM  
Blogger LouieCyfer said...

por isso q larguei..hahahahaha!!!!
descobri isso tarde!!!!!!!!!!!

8:20 PM  
Blogger Grimal said...

os senhores estão enganados.

A tradução da letra, saber o que o cara ta falando pode ser uma bosta.

Mas olhar um encarte com letras e tipo ficar seguindo mesmo sem saber porra nenhuma é bom demais.

4:26 AM  
Blogger LouieCyfer said...

Falou tudo Wiz.....hehehehehe!!!!
Eu quero é berrar a letra sem se importar com o q está falando...

imagine-se cantando e pensando...
"6 6 6 o número da besta, inferno e fogo..."
ou ainda...
"Eu sou o anticristo, todo amor está perdido, insanidade é o q sou, minha alma apodrecerá pra sempre..."

Fala sério!!!!!

Prova de q to pouco me fudendo é o Oficina G3 q gosto pacas e tem umas letras...humm...deixa pra lá.

Fica bravo não 12 Vaz de Caminhanagoela...um dia descobrirão seu valor...hehehehe!!!
Somos sem cultura msm.

5:54 AM  
Anonymous Anonymous said...

Hehehehe... denovo essa história?
Esquenta não 12... depois dia que você morrer de tuberculose, contando uns vinte anos depois algum prof. vai escrever um livro e usar uma letra sua como "texto para interpretação" e vai inventar um monte de histórias dizendo que aquilo ali queria mostrar que você passava por uma fase dificil na vida, onde sua alma ardia no desejo de mudar o mundo desumano onde vc vivia, etc etc etc...

Com todo mundo que escreve é assim... :P

Mas mesmo se eu nao tocasse com você... eu daria muito mais valor a você como vocalista do que ao vocal do Gore Gruesome :D (OIOIOIOIOI)

9:16 AM  
Blogger LouieCyfer said...

Tá vendo.... Banda massa q num diz porra nenhuma, nem precisava.....hehehehehe!!!

Já vi q teremos "greve de voz" no próximo ensaio, dá-he 12 Garotinho...hahaha!!!!

12:25 PM  
Blogger Thosewhocannotbenamed said...

Infiéis.

7:15 PM  
Blogger :[marz]: said...

Gore Grusome é fuóda.
Oi oi oi!

7:19 PM  
Blogger LouieCyfer said...

Puro lirismo eu diria...

3:36 AM  
Blogger 6vilb66r said...

Marz, concordo com vc. Hoje em dia nem sei direito o NOME DA FAIXAS, quem dirá letras.
Mas lembrem-se o quanto ficávamos puto de não conseguir nem 10% das coisas que rolavam no exterior.
Ficávamos sonhando com aquele lançamento que nunca chegava.

4:42 AM  
Blogger LouieCyfer said...

bem lembrado 6vil...hj é assim "Porra, põe a faixa 8 q é foda!!" nome q é bom nada...

6:21 AM  

Post a Comment

<< Home