Tuesday, May 09, 2006

What Fuckin Scene?? - Gigapost Part 1

Disse que faria um post a parte sobre a dita “cena” de metal seja ela capixaba ou brasileira. Não importa, pois em nenhum nível ela existe. A Cena Metal Underground daqui é uma Matrix, Utopia das bravas mesmo.

Lembro-me de que qdo tinha meus 17, 18 anos carregava minha guitar nas costas, caixa na mão e pedais no bolso pra ensaiar. Num sol ducaralho que vcs sabem q Colatina tem, o local era um terraço fechado cheio de móveis velhos, caixa com gatos pra tudo q é lado e as próprias pessoas da casa reclamando. E eu num tocava porra nenhuma (bom, nem hj né...hehehe). Com uns 19 anos, e tocando bem melhor, entrei na Banda Sky com meus amigos Bola e André (Fullgore) em Vila Velha. Pois é, eu em Colatina e a Banda em Vila Velha. Problema?? Claro q não. Uma semana sim, outra não saía daqui de trem ou busu com instrumento nas costas pra ensaiar com os caras. E viajando com todos cacarecos na cacunda ainda conseguimos tocar em várias cidades do interior do ES e ainda em algumas em MG.

Hj tenho 32 anos e sabe o q mudou?? A única coisa q mudou é q tenho um carro pra me levar aos ensaios q são 2 por semana, um com Scaramanga na terça e outro com o Poisongod aos sábados. E só fui ter carro próprio (sem contar o carro dos meus véios) há 3 ou 4 anos atrás... sabe pq?? Pq tive que escolher em ter um equipamento decente pra eu tocar ou comprar um carro pra sair por aí cantando pneu e tirando onda de “bonzão”. Como escolhi a primeira opção, demorei um pouco pra concretizar o outro desejo.

Qdo montamos o Poisongod já sabíamos as grandes barreiras a serem ultrapassadas: Entrar no circuito de shows da Grande Vitória, o bairrismo por sermos do interior, tocar de graça e provar que tínhamos algo (de bom) a mostrar. Mas isso serviu de incentivo ao invés de desanimar a gente. Gostamos de desafios, e eles são feitos pra serem derrubados.

O primeiro grande problema da dita cena é a inveja. Nunca vi tanta num estilo onde o primeiro passo para q realmente acontecesse algo de concreto para o crescimento seria a união. Neguin fala mal sem conhecer, cria inimizades entre Bandas, inferioriza por vc ser de fora da capital, fala q a sua demo é foda e bem gravada qdo realmente ela é uma merda nos 2 quesitos se for boa mesmo te parabeniza e depois fala mal com os outros. É uma coisa lamentável.

A acomodação tmb me faz rir. Tem Banda q lança uma demo razoável e pronto. Não quer correr mais atrás de shows, pois eles q têm q ser contratados agora, querem ser levados no colo até o palco, toalhas rosas para os glams e preta com penta vermelho invertido para os “Trú”, som e iluminação diferenciados das outras bandas. Isso me enoja e acontece freqüentemente.

Depois vem a segregação de estilos. Essa é a mais ridícula de todas. Sabe pq? Pq o Metal como um todo já não se sustenta com as próprias pernas, imagine então só a cena Black, a Hard Rock, a Thrash e assim por diante. Outro dia André Fullgore disse q estava quase certo um show nosso e deles na 1º Glam Night em VV, eu na hora achei muito engraçado e disse q iria ser duca tocar com os caras cheios de laquê e tal... dias depois a água fria... as próprias Bandas Glam nos limaram por sermos “muito pesadas”. Nem preciso dizer q para os “Trú” somos muito atuais a ponto de quase sermos considerados New Metal por eles...hehehehe!!! É idiotice demais pra minha ínfima inteligência acreditar q eles não conseguem enxergar q agregar valores ( no caso estilos) é a melhor saída para q um evento tenha uma maior probabilidade de bom público. O Voodoo Cowl Music Fest foi o melhor exemplo de sucesso nessa área onde tocaram Bandas díspares como Poisongod, Os Pedrero e o Chakal, agregando tribos diferentes num evento digno de nota em todos os quesitos.

Infelizmente não posso deixar de citar os próprios organizadores de eventos. Na sua maioria (não são todos) não tem condições de organizar um almoço de domingo a dois requentando comida do dia anterior. Não fazem pesquisa pra saber a data, local, horário, som, Bandas melhores para compor seu evento. Simplesmente fazem uma bagunça danada marcando evento no msm dia q outros, sem ordem de apresentação das Bandas, o q é uma briga de foice qdo não temos pessoas civilizadas no esquema, ingressos com preços absurdos e divulgação pífia. Temos um festival aqui em Colatina com mais de 10 anos de existência q consegue piorar a cada ano, parece incrível mas consegue. Cada vez Bandas piores, som horrível, mulambos que aparecem como ratos e a organização ZERO. Desses 10 anos de evento acho q só não toquei em um ou dois então posso falar de boca cheia. E outra, infelizmente falo com as Bandas sérias pra não correrem atrás pq não vale a pena, não acrescenta em nada. Só pra vcs terem idéia, a seleção desse ano das Bandas é a seguinte: Basta ter um nome da Banda e mandar para o organizador, sem material gráfico ou demo, se existir ta dentro. Isso é humilhante pra quem rala pra gravar algo.

Agora vem o pior de todos: O próprio público. Parafraseando nosso grande pensador metálico Carlos Vândalo q diz “Cena?? Q Cena? São apenas um bando de caras bebendo cachaça e ouvindo som”. Sad but true. Pegue os shows de sua cidade e analise com seriedade o potencial do público presente. 60% ou mais são mulambos. Algum problema em ser mulambo? Pra própria pessoa e pra mim não. Mas pra quem almeja uma "cena" algum dia existe problema sim. Os caras vão aos shows, tomam cachaça/vinho e batem cabeça desorientadamente a qualquer som q vier do PA. Menos se forem “Trú”, lógico. Pq aí ficam xingando as Bandas q não são extremas, ou gritando os velhos Jargões como “Toca Marduk” pra uma Banda cover do Deep Purple. Um exemplo da não importância do público para com os shows e Bandas na maioria dos eventos aconteceu com Poisongod no começo do ano. Fechamos o ano passado com uma ótima repercussão entre as pessoas esclarecidas do meio, por isso no nosso primeiro show do ano fomos agraciados como “Headliners” do evento. 12 se empolgou bastante até pq ele tem pouco tempo como músico de Banda, mas eu rapidamente disse q aquilo não interferiria em nada e se não tocássemos num horário bom de nada adiantaria a alcunha de “Banda Principal”...blah!! Num deu outra...apesar uma ou duas bandas legais o restante era digna de ressecamento renal, e as mesmas acabaram por ficar com a maior parte do público já q depois da cachaça subir a cabeça todos trataram de sumir pra sarjeta mais próxima. Tocamos pra 1 dúzia de gatos pingados as 4 da manhã. A partir dali 12 entendeu q a maioria não vai a shows pra ver essa ou aquela Banda, vão pra encher o rabo de álcool até qdo agüentarem depois vão embora chutando latões de lixo e gritando nomes macabros como "lucifé dos infa".

CONTINUA...

30 Comments:

Blogger :[marz]: said...

Nossa, parece que estou vendo o filme da minha vida passando diante dos meus olhos. Sei bem do que vc está falando pois temos históricos muito parecidos. Sou de Cachoeiro e também já me envolvi com bandas no passado e atravessei as mesmas barreiras. E hoje olho desconsolado a repetição da história. Não houve evolução alguma, tudo continua um caos regado a alcool barato e salve-se quem puder. Se alguém está realmente nessa a sério, tem que trabalhar apertando os botôes certos, muitas vezes de cima pra baixo. Se depender de "apoio" da "cena", vai acabar como acabam todas as proto-bandas de metal do Brasil: nadando no nada abismal do ostracismo.

7:57 AM  
Anonymous Anonymous said...

Caras, se eu vos disser q isso ñ é um mal capixaba, vcs acreditam?

É assim aqui em São Paulo também. Cheio de neguinho inventando festival, ligando cá em casa pra convidar o NO CLASS pra "eventos" com 10 bandas, e o caralho. E achando o máximo ter tudo isso de banda, pra "dar apoio"... Já temos história pra saber q MAIS DE 3 BANDAS NUMA NOITE É PRESEPADA. E assim, vamos recusando...

Choradeiras de dono de bar playboy q reclama de dar 20 conto pra gasolina, molecada sem noção, completamente refém das subdivisões do metal, sem conhecer globalmente tudo (tem moleque por aqui paga pau de SOAD, q sequer conhece Black Sabbath. Outros, antenados com a "cena" norueguesa - outra piada, mas q quem conta dá risada - e q nunca ouviram Venom, Accept... E tem banda!).

Coisa pra escrever livro!

E é por isso q eu me divirto lá no Thrash Com H (quando fica no ar), divulgando notas de imprensa completamente psicóticas: "fulano repercutiu no Japão", "revista na Rússia fala bem de banda tal" (sendo q a banda tal nunca nem tocou em festival de colégio e gravou disco por ter pai rico). Dando impressão duma CENA q ñ existe.

O q existe, é MERCADO, e este, insisto (como no post abaixo), está em franca entropia. Acreditem!

9:52 AM  
Blogger Grimal said...

Hahahahahahahahahahahahahahahahaah.
Jogaram merda no ventilador.
O rei ta nu tem tempos e só agora alguem mostrou.
cara eu sei disso desde os 18 anos que foi quando entrei nesta canoa furada agora "40" nas costas ainda me divirto demais com estas merdas todas.
Pior era ir pro mantiqueira um bairro que nem asfalto tinha carregando bateria ampli no busão que passava de duas em duas horas no domingo pra poder ensaiar.Geralmente iam umas 20 pessoas no minimo para o ensaio pra poder carregar tudo.
Hoje a maioria que vai no show é pra tocar pois os shows tem 20 bandas mais amigos namoradas etc da a impressão que tem publico.

10:18 AM  
Anonymous Anonymous said...

como dizia o outro lá..."A underground é linda... mas é áspera".
Mas enfim... o negocio é SEX, DRINKS & METAL, se não aguenta bebe leite...

10:38 AM  
Blogger 6vilb66r said...

E falo mais: não é só Brasil não.
Bandas do nível de Slayer ou Exodus e as realmente pesadas vendem quanto nos EUA? Eles tem até vergonha de divulgar.
Se dependessem desse mercado passariam fome.

2:08 PM  
Blogger LouieCyfer said...

Mas lá existe uma cena, só não tem mercado. Justamente o contrário daqui. Ou não somos um dos maiores consumidores de Metal do Mundo...

2:25 PM  
Blogger 6vilb66r said...

Não acho que EUA tenha grande cena METAL não. Talvez Hard/Glam sim.

6:17 AM  
Blogger LouieCyfer said...

Analise só a cena da florida de Death Metal, A cena Crossover de NY, Thrash da Bay Area/Los Angeles...

Tiveram seus picos nos anos 80 mas ainda produzem muita coisa tipo Misery Index, Terror, Trivium, Byzantine, The Red Chord, Chimaira...

Pra provar de q existe uma cena nos EUA hj é só vc entrar nos sites dessas bandas citadas e outras novas pra ver se pelo menos 80% delas ou estão em turnê ou estão com uma agendada pelo país ou fora... entre no site das bandas brasileiras e veja a triste realidade....

7:49 AM  
Anonymous Anonymous said...

O Korzus, maior banda de abetura do mundo em atividade, e ex-Slayer brasileiro ñ fez 10 (DEZ) shows em 2005... Se fez, ñ chegaram a 12 (DOZE, ñ Those ahahah)...

Zé Pultura fez só o do DVD, e aqui em São Paulo. Torture Squad tem integrantes q perdem tempo mais tocando em bandas cover (e embaçando a vida de certos covers) do q fazendo show próprio. Se eles e o Claustrofobia, q ainda tocam mais, fizeram 15 shows ano passado, foi muito!

Vai bem a "CENA"!

10:27 AM  
Blogger Colli said...

Isso sempre foi, e sempre será assim, pode-se fazera conta de quantas pessoas "ouvem música", e quantas pessoas que realmente tem isso como paixão, que realmente dão valor e sabem analisar. Posso até dar uma exemplo do show do Sarcófago em Colatina, quantos mulambos que apareceram nesta cidade, nunca vi aquilo, e olha que isso foi há tempos, e está assim até hoje. Esta questão de mais de muitas bandas tocando em um festival num só dia, rola sim, basta ter pessoas com Metal na veia, e com disposição de fazer um evento desta forma, o que acontece é que hoje a maioria das pessoas que fazem estes "eventos" estão visando simplesmente o lucro, e na maioria das vezes são pessoas que não curtem, mas sim vivem de eventos. Metal não é moda, é atitude.

10:57 AM  
Blogger LouieCyfer said...

até q enfim saiu da toca hein Colli...

11:40 AM  
Blogger Thosewhocannotbenamed said...

Total?????????

4:12 AM  
Blogger Grimal said...

Mas o que é atitude?

Pra muitos é ir no show com 300 bandas chegar lá bebado pra caramba arrumar confusão xingar todo mundo não lembrar de nenhuma banda, gostar de todas e falar que foi o melhor show que ele já foi.

E depois ainda encontrar com algum cara de banda (ja que todos são de alguma) e falar "nó showzinho foi doido pra caralho "

5:15 AM  
Blogger Colli said...

Isso não é atitude, isso é o que o LouieCyfer disse no seu post, é "pagação de pau" mesmo. Atitude é simplesmente o contrário disso que você disse, quem tem atitude sabe que tem, e sabe o que é ter, é como um princípio, ninguém vai tirar isso de você, agora não dá para falar isso com idiotas do tipo que você citou Grimal.

6:07 AM  
Blogger Grimal said...

Pois é então estes idiotas são a imensa maiorinha que eu vejo nos shows do chakal.
E depois vem falar exatamente isso o show foi doido pra caralho.

Mas eu sinceramente tou cagando e andando quando toco eu toco pro cara que foi la só pra assistir, pro cara que foi pra tomar todas, pro cara que foi bater cabeça pra caralho so pra expairecer,pro cara que gosta realmente da banda etc e toco até pros caras que falam que a gente é véio ou que o demon king é moderninho e a gente tinha que parar enquanto é tempo.

Na verdade eu toco porque acho toda esta soma ai legal pra caralho só não curto neguinho que vai pra arrumar briga ou causar timulto não só em show de metal mas em qualquer evento como jogo d e futebol etc etc etc.

9:14 AM  
Anonymous Anonymous said...

Pego a deixa do tal Grimal pra dizer: se tem 40 pessoa num lugar vendo tua banda, no máximo UMA ou DUAS tá prestando atenção no q vc está fazendo. E se a banda der sorte dos caras ñ serem arredios a contatos, periga os DOIS (ou o UM) vir trocar idéia no final.

Com um pouco mais do q "bem lôco o som, hein"?

Dá um post gigantesco o q vou falar, mas é a partir desse 1 ou 2 q se vai formando um "público". Muito neguinho de banda ñ sai dum pedestal pra ir trocar idéia de igual pra igual, muita vezes, com o sujeito, e perde oportunidade de pegar email ou msn e convidar pra outros shows.

Coisa q mais acontece é neguinho se sentir prestigiado em ser novamente convidado a ver tua banda.

E apesar de tocar numa banda cover, é o q nós no NO CLASS vimos fazendo. Nossa mailing lista já tem uns 150 nomes, q a gente SEMPRE convida pros shows futuros. Tudo bem q aparece 1 ou 2 a cada 5 ou 6 shows, mas também muitos retornos de emails, contatos e oportunidades surgem dessa singeleza.

Quanto ao tópico atitude: atitude vende-se na novela, na Malhação, no comercial muito lôco de refrigerante na televisão. Quem ñ tem, nunca terá e jamais conseguirá comprar.

E no mais, falta aos heavies e às bandas do estilo se mirarem um pouco mais na "atitude" (aí, sim, atitude, no sentido de correr atrás das coisas) das cenas hardcore.

Por piores q sejam certas bandas - e o tal 'movimento emo' só faz causar cãimbras, náuseas e surtos involuntários de vômito verde - a verdade é q qualquer show de qualquer bandinha no estilo, ou até de hardcore old school, enche de gente (mesmo q sejam pais e mães q pararam carro em fila dupla na saída do bar), e qualquer banda meia boca já tem cd gravado e vendido debaixo do braço nesses mesmos shows.

Terror veio pra cá, Bambix vem direto, assim como trocentas bandas da cena hc - Ação Direta, RDP e outras q ñ me recordo agora - vão direto fazer show na Europa e o caralho. Sem preocupação com pedestal e em aparecer em notinhas pagas em sites.

Daí a gente pega um Torture Squad da vida q faz uma dúzia de show fora, e ficam endeusando como fossem tornar-se os próximos Metallica ou Sepultura. Ñ serão.

Teve show de "Welcome Back" pros caras aqui semana passada (!!!!). Muita indulgência, e parafraseando Raul Seixas, "muita estrela pra pouca constelação"!

9:55 AM  
Blogger LouieCyfer said...

Ô Txuca pq vc num responde o convite do blog e começa a escrever logo por aqui......isso dá um ótimo post pra ser discutido.....ou o convite não chegou???

11:53 AM  
Blogger Colli said...

Bom... se não tivessem os idiotas, não terias as vezes tanto público para um show rsrsr... isso quando eles vão ao show, bom... existem muitas variantes para mensurar este tipo de coisa, mas o que eu quero dizer, com relação ao movimento é que você prefere sair do palco ir para meio da galera e ficar conversando com um cara que fala o seguinte, assim como um deles falou no show do Sodom/Nuclear Assault em BH com meu amigo Nelson, achando que estava falando com o John Connelly "You vocal foda!!!" apontando com o dedo para o Nelson, caralho... foi a coisa mais engraçada que já vi, será ques este cara estava lá para ver o show ? Ou conversar com um cara que tem atitude de correr atrás como falou nosso amigo txuca. Sinceramente é impossível acontecer isso, só ter pessoas que realmente curtem e correm atrás, sempre irá ter os mulambos rsrsrs...
Na verdade,penso que o LouieCyfer, colocou esta questão, por razões possoais, pois ficou indignado mesmo, pelo Terror ser uma banda foda e não ter dado quase ninguém no show, assim como no show do Anthrax em Vitória.
Grimal : O Marciano já está trazedno o digpack e a camisa do Chakal pra Coaltina ?

12:43 PM  
Blogger :[marz]: said...

Eu comprei o digipack do Chakal na Laser por 26,90.

2:25 PM  
Blogger Grimal said...

cara ele vai levar o cd sim se não acontecer nenhuma catastrofe no show do roting crhist. Quanto as camisas vai depender dele ir no nosso ensaio mas acho que não vai rolar pois ele deve ir no sabado 7 da manha de trem.
mas eu mando as camisas depois o cd do whitc hammer tambem vai junto ok.

Para o mars como diriam os antigos o apressado come cru.
com esta grana mais 4 reais levava o cd e a camisa.

2:39 PM  
Blogger Grimal said...

para o marz

e ai achou legal o trabalho?
achou a mascara do jason escondida no encarte tipo onde esta wally?

2:45 PM  
Blogger Grimal said...

è muito chato mesmo este lance d epublico fui em um show foda do saxon aqui em bh com 300 pessoas no maximo um show pra ficar na memoria.
apesar de ter gente aí que odeia o show do paul diano tambem foi muito legal e tinha uma mixaria de gente.
teve emerson lake e palmer pra 100 pessoas etc etc

2:48 PM  
Anonymous Anonymous said...

Vou emular o Carlos Lopes mais um pouco (pretensão rula):

tem diferença entre PLATÉIA e PÚBLICO. Platéia é quem está ou deixa de estar; público é quem presta atenção. E pouco importa serem 1, 10, 20, 1000 pessoas presentes.

Tem algo muito presente em bandas por aqui: uma falta de humildade gritante. Mesmo algumas bandas cover ao chegar num pico e ter duas pessoas, acontece de broxarem e fazer um show qualquer nota, nas coxas, de qualquer jeito, DESRESPEITANDO a platéia q pode vir a ser teu público...

É algo q vem do mainstream um tanto: mede-se o sucesso dum show ou turnê pelo número de ingressos vendidos. Ñ se considera a interação banda-público.

O Louie-Luái escrevia ali embaixo sobre PROFISSIONALISMO do Terror: mesmo ñ estrumbando a casa, os caras vieram, tocaram e deram todo o gás. PROFISSIONALISMO ñ significa necessariamente o cara viver daquilo q toca, mas sim a POSTURA da banda.

Foi por aqui mesmo, ainda sob a encarnação Volume Qu4tro, em comentários sobre o Anthrax por aí, num show pra meia dúzia, q alguém escreveu (foi o Louie-Luái?) q o Scott Ian agitava como estivesse no Wacken.

É isso q os gringos trazem de sobra (se bem q pouco importa o tanto de gente: só de neguinho viajar de avião pra longe, ficar em hotel, catar umas minas e receber cachê INDEPENDENTE DOS PAGANTES - q é tropeço crasso de muita banda por aqui) e q abunda tb nas "cenas" (aí sim, vale falar em "Cenas", união, apoio e gente q vai ver as bandas, ñ chapar o côco) hardcore e punk.

Na real, tem toda uma série de coisas, tipo "coisas fáceis, básicas, de se fazer quando se vai tocar por aí com sua banda" q eu acho q conseguiria escrever. Como fosse um manual, coisa e tal.

Em resumo: foda-se pouca gente. É até melhor assim, pq o percentual de atenção à tua proposta, som e timbre aumenta bem. Queima o filme com dono de bar, promotor de evento, mas o processo de arregimentar PÚBLICO, pinçá-lo da anônima PLATÉIA é árduo e deveria servir de motivação.

Ñ custa nada tocar algumas vezes primeiro, meia hora, ganhando um mínimo em goró ou gasolina, pra, formando PÚBLICO, ganhar respaldo pra se poder fazer ouvir, em todos os sentidos.

Por ora, é isso.

Como por ora o Thrash Com H voltou: até 2ª ordem, ou até a bosta do portal Terra foder tudo de novo.

11:31 PM  
Blogger LouieCyfer said...

Q raios é "Louie-Luái" ????

4:05 AM  
Blogger :[marz]: said...

Wiz, daria pra mandar um cd do Witch pra mim também? Com quem deixo a grana?

4:10 AM  
Blogger Grimal said...

ok com louiecyfer
15 merreis

6:10 AM  
Blogger Thosewhocannotbenamed said...

Manda o meu também, Wiz.

p.s.: não entregarei dinheiro na mão inescrupulosa de Cyfer. Ehehehehe.

8:56 PM  
Blogger :[marz]: said...

Valeu. E quanto a eu ter gostado ou não do trabalho: pô, meu. eu sou da velha guarda. tenho o Abominable em LP da época, a edição dupla com o Deadland e agora o digipack. You're not talking to an amateur, man.

6:53 AM  
Blogger Grimal said...

estava dizendo não do abominable em si mas do trabalho do encarte e do lance do digipack por ter mais coisas do quadro do brueguel que na versão original.

5:42 PM  
Blogger :[marz]: said...

Bom... então, SIM.

6:06 AM  

Post a Comment

<< Home