Wednesday, March 24, 2010

Discoteca




Bom depois das discussões sobre mp3, lp, cd e K7 eu resolvi postar este artigo para tentar amenizar a falta de um disco(cd ou lp) físico.


Vou ser redundante, mas realmente não tem preço segurar um encarte lendo as letras enquanto o álbum é executado. Por outro lado com a tecnologia a todo vapor nestes tempo e como as produções normalmente não são tão acessíveis aos nossos bolsos, pelo para quem quer ouvir um álbum por semana. Estou sendo pessimista, pois nos dias de hoje com a facilidade que temos, se quisermos, podemos ouvir o dobro ou triplo disso, talvez um por dia(com mp3). Vai depender da disponibilidade de cada um.


Mesmo tendo consciência de que eu falei no parágrafo acima, ainda assim sou a favor da mídia eletrônica, pois ela traz inúmeras vantagens, como:



  • Mobilidade;

  • Melhor organização;

  • Menos consumo de espaço físico;

  • Recursos avançados de busca para achar seu álbum querido;


As desvantagens, eu poderia colocar:



  • Qualidade boa;

  • Se perder o HD e não tiver backUp... Se fudeu!!!


Então para colocar sua discoteca muito próxima de uma física, posso dar algumas dicas, que pode até ser de conhecimento de muitos. E como nada é um mar de flores exige trabalho e dedicação até um certo ponto. Eu digo até um certo ponto, porque se não houver nada catalogado dará muito trabalho. Depois de catalogar tudo, todo álbum baixado, já se faz o processo a cada álbum.


Eu tenho uma discoteca em mp3 que somam 28.384 arquivos, 1.462 horas de música em 2.400 álbuns aproximadamente.


Quando decidi fazer uma organização e catalogar todos esses álbuns, eu quase desanimei, mas venci o desânimo, arregacei as mangas e fiz o trabalho.


Para cada arquivo de cada álbum eu coloquei capa, nome da música, compositor, ano de lançamento, nome do álbum, gênero, gravadora e na maioria também letras.... Ufa!!!!


Então vai a dica. Usei um programa chamado TagScanner.


Ele já faz isso quase sozinho para você. Só é necessário ter um processo assistido, ou seja, você tem que escolher a pasta onde está o álbum, fazer a busca(ele se conecta com um banco de dados da internet) e lhe dá uma série de opões de capas e todas as informações citadas acima. Inclusive de todas as edições do álbum. Esse banco de dados é da Amazon e Discogs. Depois você seleciona as músicas e pede para gravar no arquivo. Existem vários tutoriais de como usar este programa, apesar de ser bem simples. Há recurso de renomear o nome do arquivo com as tags gravadas nele. Eu adotei um padrão Número da música - Nome da Banda - Nome do Álbum - Nome da Música(07 - Death - Individual Thought Patterns - Individual Thought Patterns.mp3)


Foram dois meses, fazendo isso todos os dias durante três horas por dia. Hoje como citei, a cada álbum baixado eu já excuto o processo usando o TagScanner.


O resultado, pelo menos para mim foi muito bom.


Hoje tenho uma discoteca organizada e posso ver todos as informações possíveis no meu player(Windows Media Player). Fato: Todas as capas são muito legíveis, dá para ver a arte muito bem.


Espero que haja discussões sobre o assunto e talvez que ajude alguém.


Valeu galera!!!

Labels:

13 Comments:

Blogger Grimal said...

Uma vez eu li que a industria estava perdendo muito dinheiro com o download ilegal.
A justificativa das gravadoras era que pra cada um milhão de cds que eram vendidos uns 100 milhoes eram baixados.
Eu quase me mijei de rir afinal só porque as pessoas baixam os mp3 não significa que deixaram de comprar.
Imaginem o back in black vendeu mais ou menos 50 milhoes de copias e demorou 30 anos para isso, alguem imagina que se não tivessem inventado o mp3 ele ja teria vendido uns 500 milhoes ou um bilhão por exemplo, nunca.
Agora vamos por parte "Todas as capas são muito legíveis, dá para ver a arte muito bem." dá pra ver a arte muito bem não é a mesma coisa que pegar a capa e curtir o lance enquanto ouve.
Nem de graça , nem se trouxerem para mim organizado em um hd eu teria 28 mil mp3 (mas ficaria com o hd para outras coisas q não sou bobo) simplesmente porque eu nunca iria ouvir nem a metade disso. Se usar a média de um por dia daria uns 7 anos para ouvir todos sem repetir e sem baixar mais nenhum.
Acredito que um cara que como eu tem um gosto limitado para música não conseguiria nem 3000 mp3 de músicas que eu gosto e mesmo no universo de 3000 álbuns muitos eu ficaria tempos sem ouvir.

3:40 AM  
Blogger Grimal said...

no fim das contas eu me equivoquei e achei que fossem 28 mil albuns e não 28 mil musicas.
porque aconteceu isso?
porque eu não separo musicas do respectivo album.
não sou contra o mp3 como ja falei aqui varias vezes
mas meus albuns "queridos" eu quero ter quero ver , quero pegar manusear etc. os menos queridos eu baixo em mp3 e pra dizer a verdade depois eu os deleto.
não tenho necessidade de ter coisas que não vou ouvir e mesmo assim quando me da vontade de ouvir algum album que não gosto muito é só eu baixar na hora afinal tenho net de banda larga e não demoro nem meia hora para baixar um cd que queira ouvir.

3:46 AM  
Blogger Grimal said...

ano passado 4 cds entraram no rol dos que eu fiz questão de comprar
exodus regracvação do bonded by blood.

Exodus The Atrocity Exhibition: Exhibit A

testament The Formation Of Damnation
e o testament the Gathering

como até citei em outro post alguns eu não comprei simplesmente porque procurei em lojas aqui em bh e não encontrei.

3:51 AM  
Blogger Grimal said...

quis dizer que não comprei mais cds ano passado porque não encontrei nas lojas.

como faço com mp3:
pego uma banda que queiro ter todos os albuns por exemplo rush
procuro os cds em pelo menos 320 de qualidade.(as vezes em flac )
depois disso pego toda a coleção e gravo em um dvd. (ou mais de um depende da banda)
as bandas que não gosto tanto para ter todos deixo no meu hd mesmo.
Como ultimamente so ouço música no mp3 player vou trocando a medida que eu canso de ouvir.
tenho dvds assim com mp3 de todos os black sabbath (apesar de ter quase toda a coleção em cd)
judas, rush, deep purple, exodus , testament ,destruction etc etc.


rsrs agora chega já monopolizei estes coments

4:31 AM  
Blogger Colli said...

This comment has been removed by the author.

5:58 AM  
Blogger Colli said...

hahaha. Monopolizou mesmo!!
A questão é. Se eu lhe desse o meu HD e falasse: "Wiz, ouça todos os meus cd´s ae, cara!!" Claro que nem em vinte anos você ouviria. Na verdade essa quantidade de músicas que tenho ficariam rodando durante, aproximadamente(um puco mais) por dois meses, 24 horas por dia.
Mas estes meus mp3, são frutos de muito tempo colecionando os arquivinhos rejeitados :) e já ouvi todos sem exceção. O tamanho das capas que os banco de dados oferecem é um pouco maior que um capa de CD priginal.
O penúltimo cd de que comprei foi o Saint Anger e o último foi a regravação do Bonded By Blood. Eu tenho entre CD´s e LP´s un 500 mais ou menos.
Eu sou um pouco diferente eu gosto de ouvir muitos estilos, e também gosto de tê-los, a não ser que seja muito ruim eu deleto.
Os arquivos com tecnologia FLAC são uma boa opção para quem quer ter qualidade em arquivos, porém o tamanho é muito grande em relação aos mp3.

6:01 AM  
Blogger Grimal said...

legal saber que eu mesmo sendo das antigas não fui o único que comprei o bonded by blood regravado.
E quanto ao dvd vc já viu ?
no wacken
O exodus aos poucos está se tornando a banda de thrash que eu mais gosto.

9:06 AM  
Blogger 6vilb66r said...

Colli, fez tudo isso sóbrio né???

4:10 AM  
Blogger Colli said...

As vezes Nelson!! :)
Wiz, eu ainda não vi esse DVD. Deve ser do caralho mesmo. Exodus uma banda favorita há tempos!!!

5:01 AM  
Anonymous Marco Txuca said...

Ausente um tanto, mas de volta à discussão da "punheta".

iPod é punheta. O lance pelo Wiz citado de "vou na casa de fulano ouvir som" se perdeu atualmente. Fica todo mundo com fone na orelha e a função social de curtir som...

... e invejar o disco q fulano tem e vc ñ, ou se ficar falando merda enquanto rola(va) o álbum meio se está perdendo.

Vejo monte de gente na rua, no metrô, com fone de ouvido. Montes de AUTISTAS. Falar de música é tão importante quanto comentar da mulher q se está comendo!

10:36 PM  
Anonymous Marco Txuca said...

Além disso, parabenizo o camarada Colli aqui pelo trampo de juntar datas, capas e detalhes outros.

A lamentar ser só VC quem faz, cara. Maioria perdeu a noção e a IMPORTÂNCIA desses detalhes acessórios, mas jamais menores.

10:37 PM  
Blogger Colli said...

Valeu!!
Mas conheço mais pessoas que fazem isso também.

6:45 AM  
Anonymous Marco Txuca said...

Cetamente ñ gente suficiente pra bater torcida do América em Minas, da Portuguesa em São Paulo, ou do América do Rio ahah

7:47 AM  

Post a Comment

<< Home