Tuesday, October 30, 2007

Influência ou "Cola"?

Sempre houveram músicas onde nós escutávamos e dizíamos "... caralho essa é cola...", as vezes é mesmo, as vezes não, pode soar familiar e tudo, ma quando li sobre como foi composta a The Final Countdown do Europe, fiquei pensando... "que safados, fizeram um clássico do hard com idéias de outras bandas..."
"
As inspirações para The Final Countdown
A maior das inspirações, na época em que me veio a idéia da melodia, foi DAVID BOWIE. Eu tinha o single de 'Space Oddity' (1969) e queria escrever uma música com instrumental e letras tão marcantes quanto os daquela composição. Quando decidimos desenvolver partes em cima do tema que criei, tirei muitas coisas da bateria de 'Lights Out' (1977) do UFO. A batida e o ritmo de 'The Final Countdown' são bem similares às coisas que eles gravaram naquele disco. No mais, para os solos de guitarra, norteei-me bastante no Thin Lizzy. Aos poucos, creio que construí uma canção especial, a qual, eventualmente, tornou-se um grande sucesso."
Fonte : whiplash.

Contiuando, sempre achei as baladas do Metallica, por exemplo, bem parecidas com a Starway To Heaven do Led, com relacão à estrutura da música.
Mas... como diria o ditado: "Nada se cria, nada se destrói. Tudo se transformas."
Então?!! É cola ou influência?!!

Labels:

4 Comments:

Blogger LouieCyfer said...

Influência.

7:28 PM  
Anonymous Anonymous said...

Vou na de INFLUÊNCIA mesmo. E estou passando por isso numa banda de som próprio em q já estamos prestes a desovar a 4ª e a 5ª música. Meio q pra nos orientar, várias vezes eu (q sou baterista e manjo muito pouco de tonalidades) vou nomeando "ah, essa parte Kreator", "essa introdução Iron Maiden", "essa palhetada Destrúcho" etc. // Ñ se cria nada de lugar nenhum, penso q as bandas q o fizeram já fizeram (Black Sabbath e Kraftwerk, p.ex.), e no máximo (NO MÁXIMO) atualmente apenas Björk o faz.//Só acho uma merda se a própria banda, em plena commposição, percebe semelhança e mantém mesmo assim - sempre dá pra mudar uma nota, acelerar ou retardar um pouco o andamento, entre outros disfarces!

11:34 AM  
Blogger 6vilb66r said...

Tem banda que exagera nas influências, mas eu respeito.
Inclusive tem casos de bandas das antigas que acabam sendo influenciadas por bandas novas.

2:27 PM  
Anonymous Anonymous said...

Esse último é o mais triste. Tipo Slayer recente, com elementos novos q soam como copiarem as bandas q os copiaram e diluíram assinatura. Metallica no "Shit Anger" também. // Já o Rush, pelo lado contrário, apresenta uma camaleonice pouco citada, mesmo pelos fanáticos: emularam Led, emularam Police, emularam Pearl Jam (no "Counterparts"), meio q testemunhando as contemporaneidades porque atravessaram, mas ao mesmo tempo conservando sua identidade. Vai (tentar) explicar um troço desse...

9:56 PM  

Post a Comment

<< Home