Monday, January 30, 2006

SESSÃO DESCARREGO:


Helloween: "Pink Bubbles Go Ape" - 1991


Helloween: "Chameleon" - 1994

O período entre 1991 e 1994 não foi dos melhores para o metal, acho que todos concordam. Mas, baseados em quê além das nossas próprias limitações auditivas naquela época?

Reouvindo estes álbuns que eu mesmo massacrei naquele tempo vejo agora o quão tolo eu era! São discos muito bons e acima da média e que apontavam para uma nova direção do que hoje - não naquela época, frise-se - convencionou-se nomear "Metal Melódico" (o termo nem existia, acredito).

Talvez se estivéssemos todos preparados para o que o Helloween nos apresentou - sobretudo no "Chameleon", maravilhoso - os tempos seriam outros e os limites também.

Era uma banda preocupada em romper paradigmas, flertando com o pop, o prog, o jazz, o soul e o escambal. Tem solo de Sax, que o EvilB66r vai a-do-rar!

E, claro, percebe-se nitidamente a disposição da banda em se tornar "grande". Daí talvez a hojerizah criada no meio metálico a estes álbuns.

Recomendo a todos dar-lhes uma segunda chance. Talvez eu esteja errado. Talvez não.

10 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Ñ está errado.

"Pink Bubbles..." é só o 2º melhor dos caras. Pq o "The Dark Ride", pra mim, ganha.

E o "Chamaleon" foi tacado no balaio abjeto das bandas posers. Falavam q o Helloween queria ser Blown Jobvi, e ñ: estavam querendo já, há 15 (?) anos romper os paradigmas e camisas-de-força do tal metal melódico.

Se os caras q criaram o lance já andavam de saco cheio naquela época, o q dirá hoje???

Pra quem duvidar, é re-ouvir e comparar com um "Rabbits Don't Come Easy" patético, e, sem dúvida, o PIOR pela banda já lançado...

A hora q as bandas de melódico de conservatório conseguirem fazer cover de alguns dos sons nesses álbuns perpetrados, aí dá pra dizer q o "estilo" irá pra frente!

10:08 PM  
Blogger LouieCyfer said...

Kids of the Century é uma das músicas mais legais q já ouvi no metal melódico... e Kiske é pai.

4:49 AM  
Anonymous Anonymous said...

Eu gostava MUITO de Helloween na época, e comprei o Bubbles em vinil (tenho até hoje). Gostei do disco pelo que era, um album muito bem produzido de heavy metal com levadas pop, mas como os Keepers ainda estavam muito fortes na minha cabeça, acabei deixando a banda de lado devido à mudança no som.

O Chamaleon, sinceramente, NUNCA escutei.

4:56 AM  
Anonymous Anonymous said...

Eu gostava MUITO de Helloween na época, e comprei o Bubbles em vinil (tenho até hoje). Gostei do disco pelo que era, um album muito bem produzido de heavy metal com levadas pop, mas como os Keepers ainda estavam muito fortes na minha cabeça, acabei deixando a banda de lado devido à mudança no som.

O Chamaleon, sinceramente, NUNCA escutei.

4:57 AM  
Blogger 6vilb66r said...

Fico devendo uma audição. Nunca nem fui atrás. Não tenho preconceito contra influências de pop não, já solo de Sax...só pratico solo de Sex.

10:29 AM  
Blogger LouieCyfer said...

Hahahahaaha!!!!!!!

11:07 AM  
Blogger Thosewhocannotbenamed said...

É, Txuca sacou o esquemão e é tudo o que ele escreveu mesmo, FRISANDO: Tirar uma música do Chameleon não é prá qualquer gaiato!

Quem não ouviu, ouça mesmo pq vale a pena e são provas inconstestáveis de nossa cabeça fechada à época. Ou os caras, escondidamente, regravaram esses discos sem ninguém saber????????

2:23 PM  
Anonymous Anonymous said...

O chamaleon é lindo!

6:51 AM  
Blogger BonaTTo said...

Sinceramente eu ainda não consegui digerir muito bem o Chamaleon não. Já tentei mas não passa... Quem sabe alguns anos mais?

7:37 AM  
Blogger Thosewhocannotbenamed said...

Eu hoje em dia não consigo mais é ouvir os 2 primeiros ( e originais) Keepers! Tudo soa meio falastrão demais...os anos fizeram bem.

5:40 PM  

Post a Comment

<< Home