Thursday, November 30, 2006

MESHUGGAH



Ontem passei o dia todo trabalhando em casa na frente do computador traduzindo textos chatos sobre normas de segurança a bordo de navios petroleiros, e pra não derreter de tédio enfileirei vários discos de metal pra ouvir em sequência. Entre muita porradaria, dois albuns me chamaram a atenção em particular. "Destroy Erase Improve" e "Nothing" da grande banda sueca MESHUGGAH.

Não dá pra entender o porquê dessa banda não ser considerada uma das maiores do estilo, ficando abaixo de outras também fantásticas mas que nem chegam perto de sua criatividade e habilidade de composição e execução instrumental. Na minha opinião, nos anos 90 e ainda na nova década/século, eles estão face a face com, por exemplo, o LAMB OF GOD e o finado CORONER.

Sua música nada tem de óbvia, mesclando elementos de jazz numa quebradeira agressiva e barulhenta. Virtuosos sem serem chatos. Natural ainda que clínico, gutural ainda que inteligente, distorcido ainda que conciso. "Math Metal", segundo a definição de alguns. Não suporto virtuosismo firulento no heavy metal, a saber o de bandas como Dream Theater e sua legião de clones enjoativos, mas a amálgama de curvas, esquinas e camadas da música do MESHUGGAH mexe com minha cabeça e dá um nó na minha língua.

God bless Sweden.

2 Comments:

Blogger 6vilb66r said...

Tenho o Destroy original, é um clássico. Achei o outro um pouco cansativo, ouvi pouco.
Acabou se tornando banda cult.

9:18 AM  
Anonymous Anonymous said...

Odin abençôe a Suécia, isso sim!...

8:21 PM  

Post a Comment

<< Home