Thursday, November 17, 2005

VOI VOD

Sabe aquelas bandas que você sempre ouviu falar mas nunca ouviu a música em si? Pois bem, o VOIVOD é uma dessas, muito falada e pouco ouvida. A não ser que você tenha sido um metalhead fanático no meio dos anos 80. Com certeza uma das mais originais bandas de som pesado de todos os tempos, esse grupo canadense teve um começo promissor quando alçou muita popularidade entre os fans do estilo ainda engatinhante conhecido como thrash/death/black metal.

Contemporâneo de outras bandas seminais como Metallica, Slayer, Destruction, Celtic Frost, Venom e outros, o Voivod optou por não fazer o óbvio e acabou dando um tiro no próprio pé. Se nos três primeiros albuns caprichavam na agressividade musical e visual, fazendo escola e influenciando muita gente (vide Sepultura em seu início), no disco seguinte resolveram flertar com a música progressiva e clássica, algo que para o típico adolescente metaleiro soava sacrílego. Mas que não se confunda os resultados obtidos com nada do que se vê hoje em dia em bandas como Stratovarius, Blind Guardian e afins.

Os 4 de Toronto criavam uma atmosfera densa, claustrofóbica, carregada de climas e viagens. Seu quarto album trazia uma cover de Pink Floyd e de lá em diante as coisas nunca foram as mesmas para a banda. Perderam fans, ganharam outros tantos, e caíram no rótulo de "banda cult". Nunca cresceram como seus colegas de outras bandase assistiram à evolução do metal quase de fora, fazendo seu próprio jogo e ditando suas próprias regras. Aprenderam a fazer gol difícil e nunca mais cogitaram um gol fácil, de canela. Estilo, personalidade e coerência. Modas vieram e se foram, estilos se mesclaram, rótulos foram criados, e o Voivod alí, fazendo sempre a mesma coisa, com pouca variação. E não por falta de criatividade, mas sim por uma questão estética.

Se você conseguiu chegar até aqui, é porque talvez o assunto lhe pareça interessante. Se assim for, tente conferir alguma coisa do trabalho desses caras. Vale a pena. A não ser que você tenha sepultado de vez aquele adolescente cabeludo e furioso que um dia viveu dentro da sua casca.

VOIVOD em sua formação original: Away, Piggy, Blacky e Snake.

4 Comments:

Blogger LouieCyfer said...

Pode crer, VoiVod é uma banda única no meio...tinha o vinis dos primeirões, depois demorei um pouco pra digeriri a mudança de som, mas hj dei q eles são ( ou foram ) muito fodas em relação a musicalidade..

6:02 AM  
Blogger 6vilb66r said...

Na época até ouvia (mas não estava entre os preferidos)o War and Pain e Roar. Depois disso fui abandonando.
O último que tentei ouvir foi o VoiVod (2003), mas não gostei.
É aquela coisa de banda cult mesmo, os poucos que gostam, gostam muito.

9:32 AM  
Blogger Alcio said...

Voivod é massa!!!
Os últimos trabalhos não me agradaram muito (Phobos...), mas cresci ouvindo embasbacado!

2:25 AM  
Blogger Grimal said...

Pois é...
eu sou um dos fans apesar de ter uns trabalhos meio chatos eu gosto muito de VoiVod tenho quase todos os cds originais importados e um picture disc com esta foto aí.

2:16 PM  

Post a Comment

<< Home